O Acre tem se destacado como um destino fascinante para quem deseja explorar a Amazônia, combinando cultura rica, gastronomia autêntica e uma história marcante.
O estado atrai cada vez mais visitantes, inclusive estrangeiros, como mostram os dados do Ministério do Turismo e da Embratur. Em 2024, o Acre recebeu 19,8 mil turistas internacionais, um aumento de 15,4% em relação ao ano anterior.
Principais atrações no Acre
Com uma natureza exuberante e opções que unem lazer, aventura e cultura, o Acre oferece experiências para diferentes perfis de viajantes.
A capital, Rio Branco, é ponto de partida para conhecer trilhas, cachoeiras e locais históricos, além de possibilitar visitas aos enigmáticos geoglifos e à Reserva Extrativista Chico Mendes, localizada em Xapuri.
Outro destaque é a tríplice fronteira entre Brasil, Bolívia e Peru, que proporciona uma vivência multicultural e está entre os roteiros preferidos de quem visita o estado.
Agência Destino Acre: turismo com sustentabilidade
A Destino Acre, agência especializada em turismo receptivo, é referência para quem busca explorar o estado de forma responsável e autêntica. Atuando desde 2021, a empresa valoriza a preservação ambiental e o fortalecimento das comunidades locais.
A responsável pela agência, Thaly Figueiredo, em entrevista ao Portal Norte, destaca que o objetivo é oferecer experiências únicas com o apoio de guias locais, que compartilham histórias e a importância de cada local visitado.
“Acreditamos que nossas atividades na natureza possuem esse aspecto educacional e de conscientização ambiental. Já para as atividades culturais na cidade, reforçamos o conhecimento a respeito de nossas unidades de conservação e a relevância desta conservação em nosso território, afinal, o Acre ainda tem 80% de áreas de floresta conservadas”, diz a turismóloga.
Ela explica que o perfil do turista varia: moradores locais preferem aventuras na natureza, como trilhas no Parque Nacional da Serra do Divisor, enquanto visitantes de outros estados costumam se interessar por passeios culturais, como visitas a museus e restaurantes regionais.
“Para os turistas internacionais, temos percebido a chegada dos visitantes para as vivências junto aos povos originários, porque no Acre muitas aldeias já trabalham com o turismo de base comunitária em seus territórios, com programações desde festivais às vivências especiais para grupos previamente agendados”, diz ela.
Experiências oferecidas
A Destino Acre se destaca pelos seguintes diferenciais:
- Roteiros personalizados: os pacotes são adaptados para atender às preferências individuais, desde aventuras ao ar livre até vivências culturais em comunidades indígenas.
- Guias locais especializados: os profissionais, que são moradores da região, garantem uma imersão autêntica na cultura e biodiversidade local.
- Compromisso com a sustentabilidade: a empresa adota práticas sustentáveis, minimizando o impacto ambiental e promovendo o desenvolvimento regional.
Para Thaly, o Acre é um “destino surpresa na Amazônia brasileira”, diz ela.
“Aqui, você precisa de mínimo de 3 dias para conhecer um pouco de nossa história, saberes e sabores a partir da capital Rio Branco, e pelo menos uns 15 dias para ir além da capital e explorar também algumas cidades do interior e nossas riquezas naturais! Então, para quem quer vir ao Acre, venha de coração aberto e contemple com seus próprios olhos e sinta o calor da hospitalidade acreana, e leve no coração os encantos da Amazônia acreana”, conclui.
Planeje sua viagem
Seja para explorar as trilhas na floresta, descobrir sabores regionais ou aprender mais sobre a história do estado, o Acre oferece uma combinação inesquecível de experiências. Aproveite as oportunidades de turismo sustentável para conhecer a riqueza da Amazônia de forma consciente e enriquecedora.
Para saber mais sobre os roteiros disponíveis, visite a página da Destino Acre e programe sua visita ao estado.