Duas gestantes, que não tiveram seus nomes e idades reveladas, passaram mal após tomar a dose da vacina Coronav no município de Parintins, a 852 Km de Manaus. As duas foram atendidas no Hospital Padre Colombo (HPC).
Uma grávida teve que realizar um parto de emergência, a outra gestante foi detectado que o feto já estva morto. As duas tomaram a dose da vacina contra a covid-19 na última quinta-feira, 5.
Uma delas procurou a urgência do HPC no dia seguinte após tomar a vacina reclamando de dores e mal estar. A mulher passou por uma cesariana de emergência. Ela e o bebê passam bem.
A segunda grávida, também sentiu dores após tomar a vacina, mas só procurou o hospital três dias após as possíveis reações, na segunda-feira, 9. No local foi verificado que o feto já estava morto.
Segundo a direção do Hospital, a mulher que perdeu o bebê estava com um quadro de anemia e foi diagnosticada com toxoplasmose, uma doença causada por um parasita que pode fazer alterações no sistema imunológico.
Com forme a médica e diretora do HPC, Tereza Cristina a mulher informou que já não sentia o bebê mexendo em sua barriga no dia seguinte da imunização. “A mãe reclamou que 24 horas depois de ter tomado a vacina não sentia a movimentação do bebê”, disse a médica.
De acordo com informações de familiares, a gestante estava se tratando e realizando o pré-natal.
A vigilância de Saúde do município enviou amostras das gestantes para Manaus e aguarda o resultado de exames laboratoriais. O procedimento agora será a coleta de dados de outras grávidas que tenham tomado o lote da vacina enviado para Parintins.
*Com informações do repórter da TV Norte de Notícias Reginaldo Santos