Dois dias após a Federação da Agricultura e Pecuária (Faea) protocolizar, na última sexta-feira, 20, uma carta junto à presidência da Amazônia Energia, solicitando que sejam implementadas medidas urgentes para que haja a resolução sobre os constantes apagões no abastecimento de energia elétrica para o município de Apuí, a 1.098 km de Manaus, a concessionária consertou dois geradores que estavam com defeito e outros dois chegaram à cidade neste domingo, 22.
A medida urgente foi tomada também, porque os próprios produtores rurais do município reivindicam em protesto, na última sexta-feira, para que a Amazonas Energia solucione o problema, pois eles têm tido prejuízos econômicos incalculáveis .
O presidente da Associação dos Produtores de Leite do Município, Benjamim Queiroz da Silva confirmou a chegada de dois geradores, após um decreto judicial. “Um juiz daqui do município decretou que se a empresa Amazonas Energia não resolvesse o problema, ela iria pagar multa diária. E por isso, neste domingo começamos a ter luz normal”.
Queiroz não soube informar quem é o juiz e de quanto seria o valor da multa diária.
Atualmente, a cidade conta com 243 produtores de leite vinculados à principal associação do segmento, que produzem em média 339.860 mil litros de leite ao mês.
“A falta de energia implica em não ordenhar os animais. Se uma vaca não é ordenhada, ela diminui ou até mesmo para de produzir leite, então o primeiro dano com a queda de energia é uma redução na produção”, explica o presidente da Faea, Muni Lourenço .
Neste domingo, 22, a Amazonas Energia se pronunciou através de nota.
Confira abaixo a íntegra do texto:
“Informamos que houve alívio de carga na Usina Termelétrica de Apuí no período de 16 a 20/08/2021, devido a problemas técnicos nos grupos geradores.
Após as providências adotadas pela Amazonas Energia, no que diz respeito às manutenções corretivas nos grupos geradores instalados na usina de Apuí, o fornecimento de energia no município foi normalizado à 1h do dia 20/08/2021.
Encontra-se em fase de instalação na usina de Apuí mais dois grupos geradores, com potência 1.000kW cada, totalizando 2.000kW, com previsão para entrada em operação de ambos, até dia 24/08/2021.”