O mês de novembro chegou nesta segunda-feira, 1º, e com ele o alerta para que os homens não descuidem da saúde. O já tradicional “Novembro Azul” chama atenção para números preocupantes, principalmente, após o ápice da pandemia no estado e no país.
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa para 2022 é que 65.840 mil homens sejam diagnosticados com a doença no Brasil. No Amazonas, até o fim deste ano, 480 novos casos podem ser confirmados.
O objetivo da campanha Novembro Azul é chamar a atenção dos homens para a prevenção do câncer de próstata, que é uma das doenças mais comuns em homens e o segundo câncer que mais mata.
Durante a pandemia houve redução de casos, mas isso apenas reforça de que o problema pode estar mais camuflado, pois a procura pela medicina sendo menor, a tendência é uma redução de diagnósticos num primeiro momento e uma explosão de casos logo depois.
“Durante a pandemia houve a redução de 28% do diagnóstico de câncer de próstata. O grande problema é que esses pacientes que ficaram represados, muitos deles, quando procurarem o médico, muito provavelmente o câncer vai estar avançado”, alerta o Urologista Flávio Antunes.
__________________________________
RELACIONADAS
+ Mais de 750 mulheres receberam alta médica de câncer de mama no Amazonas
+ Ação ‘Se toca, mana’ alerta população sobre a subnotificação do câncer de mama no Amazonas
+ Fotógrafa surpreende e faz exposição com ensaio de mulheres em tratamento de câncer, em Manaus
__________________________________
Sitomas que muitas vezes incomodam os homens ao urinar podem ser sinal de câncer.
“Os sintomas relacionados ao câncer de próstata geralmente são sintomas relacionados com o ato de urinar, que é a dor e dificuldade ao urinar, jato fraco. O câncer de próstata na fase inicial não dá sintomas, daí a importância de o homem realizar o exame preventivo a partir dos 45 [anos] para quem tem parente de primeiro grau com casos de câncer, negros e obesos. E aos 50 [anos] para os demais homens de forma preventiva”, informou.
Manter uma vida saudável como alimentação adequada, atividade física e realizar exames periodicamente ajudam a diagnosticar o câncer no início e aumentam a chance da cura.
Tabu
Os exames iniciais preventivos do câncer de próstata são PSA, que é um exame de sangue, e o toque retal. Para o urulogista ainda existe um tabu esse último exame, porém vem diminuido cada vez mais.
“Esse tabu [exame de toque retal] vem diminuindo a cada ano com as campanhas. O exame do toque retal é simples, rápido e indolor. Na grande maioria das vezes os homens quando chegam no consultório dizem que foi muito mais tranquilo do que eles imaginavam”, explica o médico.
Durante o mês de novembro, várias campanhas são promovidas alertando e convidados o público masculino a procurar o urologista. Programações especiais acontecem na rede pública e privada de saúde.
_______________________________
ACESSE TAMBÉM:
As mais lidas do dia
Falso policial morre em troca de tiros na Zona Oeste de São Paulo
Em Manaus, mulher é presa por abandono de incapaz no bairro São José 2
VÍDEO: Em Manaus, jovens trocam chutes e socos em posto de combustível no bairro Alvorada II
Sorteio da ‘Nota Premiada Manaus’ distribuirá R$ 112 mil em prêmios nesta segunda-feira