Ícone do site Portal Norte

Conversão de frota do Governo do Estado do AM para uso de Gás Natural Veicular é analisada por Sedecti e Sead

Na manhã de quinta-feira, 4, foi realizada uma reunião entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e a Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead) com o objetivo de discutir o projeto que trata da conversão de uma parte da frota de veículos do Governo do Amazonas para operar a partir de Gás Natural Veicular (GNV).

O projeto visa estimular o uso de GNV na frota estadual e, também, de implementar a Política Estadual de Incentivo ao Aproveitamento de Fontes Renováveis de Energia e Eficiência Energética do Estado do Amazonas. O intuito é aumentar o uso de energias renováveis e limpas, diversificando assim, a matriz energética local.

Dentre as pautas, foi tratada a possibilidade de redução do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e, também, a desburocratização do licenciamento para os veículos particulares que converterem seus veículos para o uso do GNV.

Segundo o titular da Sedecti, Jório Veiga, a questão da eficiência energética e do uso de energias renováveis, em especial, da energia fotovoltaica (energia solar) são oportunidades também de reduzir as emissões de gases poluentes na atmosfera, e, principalmente, reduzir os custos da conta de luz paga pelo Governo do Estado.

Já o secretário da Sead, Fabrício Barbosa, disse que a parceria com a Sedecti é muito importante para tratar projetos voltados para a questão da sustentabilidade, principalmente, nas áreas de gás natural e de energias renováveis.

Barbosa disse ainda que há uma nova reunião, em nível técnico, prevista para acontecer na próxima semana, com o objetivo de aprofundar os pontos que foram tratados hoje, além de trazer dados sobre o consumo de combustíveis pela frota do Estado.

Ainda durante a reunião, foram tratadas pautas sobre ações de energia renovável e eficiência energética, além de cursos e Hackathons, com o intuito de capacitar e incentivar o servidor público no desenvolvimento de soluções inovadoras nas referidas áreas.

Os projetos serão elaborados pelas equipes técnicas da Sedecti e Sead e deverão ser realizados por meio da Escola de Gestão e Aperfeiçoamento do Servidor Público (Esasp).

____________________________________

ACESSE TAMBÉM: 

As mais lidas do dia

VÍDEO: policiamento fluvial do AM recebe reforço de R$ 2 milhões em embarcações

 

VÍDEO: jovem é sequestrado e encontrado morto com marcas de tortura e estrangulamento em Manaus

 

Sine Manaus e AM ofertam 234 vagas de emprego para esta sexta-feira

 

Beneficiários nascidos em abril podem sacar auxílio emergencial nesta sexta-feira

 

Flamengo enfrenta Atlético-GO nesta sexta-feira pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro

Sair da versão mobile