Por considerar resolvidas as pendências, o Ministério Público do Amazonas (MP-AM) arquivou nesta terça-feira, 9, dois Procedimentos Administrativos (PA) contra medidas adotadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), no auge da pandemia do Novo Coronavírus, durante a gestão do ex-secretário Marcellus Campêlo.
– Compartilhe esta notícia no seu Whatsapp
– Compartilhe esta notícia no seu Telegram
O primeiro PA de Nº 09.202100000092-3 foi aberto pela 54ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa dos Direitos Humanos à Saúde Pública.
O objetivo da promotoria era acompanhar e fiscalizar as medidas adotadas pelo Estado do Amazonas para fazer adequações necessárias ao funcionamento do Hospital de Campanha Nilton Lins, que foi reinaugurado em fevereiro de 2021.
O hospital foi requisitado para uso do estado, conforme prevê a Constituição em casos de emergência.
______________________________________
RELACIONADAS
+ Com baixa ocupação, Hospital Nilton Lins terá atividades encerradas em 31 de julho
+ Hospital Nilton Lins registra 31 altas e um óbito em dez dias de funcionamento
+ Recomendação de controle pede regularização do Hospital Nilton Lins
______________________________________
As recomendações da DVISA Manaus e dos MPs estadual e federal foram todas atendidas pela secretaria.
Já o Procedimento Administrativo de N° 09.2020.00000222-8 foi aberto para acompanhar as medidas adotadas pelo poder público com a finalidade de garantir recursos humanos em quantidade suficiente para atender a demanda das unidades de saúde da rede estadual, na capital, tendo em vista o aumento exponencial da demanda em razão do pico da pandemia.
Em sua defesa, a SES apresentou dados, considerados pelo MP satisfatórios, sobre as admissões de profissionais de saúde realizadas por meio de processo seletivo e por contratação de serviços.
Veja a decisão
“Verifico que o desiderato do presente Procedimento Administrativo encontra-se cumprido, não havendo maiores razões para a sua continuação”, é o que relata a promotora Claudia Raposo Câmara, no ato de arquivamento do PA sobre as contratações.
Para o ex-secretário Marcellus Campêlo, os arquivamentos demonstram o comprometimento da SES em seguir todos os procedimentos legais e atuar em sintonia com os órgãos de controle externo, de forma transparente.
____________________________________
ACESSE TAMBÉM:
As mais acessadas do dia
Em Fortaleza-CE, bebê nasce com ‘cauda’ de 12 centímetros e bola na extremidade
Dedicada ao púbico evangélico, sex shop apresenta crescimento no RJ
Distribuição dos cartões do Auxílio Estadual permanente inicia nesta terça-feira
Em Manaus, jovem é procurado pela polícia por duplo homicídio de gêmeos no bairro da Compensa