Neste sábado, 27, na Escola Estadual de Tempo Integral Maria Izabel Xavier Desterro e Silva, em Iranduba, distante a 27 quilômetros de Manaus, ocorrerá a partir das 9h, a audiência pública sobre o Aterro Sanitário no município.
– Compartilhe esta notícia no seu Whatsapp
– Compartilhe esta notícia no seu Telegram
A empresa Norte Ambiental e o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) irão apresentar e consultar a sociedade local, lideranças comunitárias e órgãos municipais e estaduais, sobre o licenciamento para implantação de um Sistema de Tratamento e Destinação de Resíduos (STDR) – Aterro Sanitário de Resíduo Classe II A – no município.
O evento será transmitido on-line no canal da empresa no YouTube.
As pessoas interessadas em participar da audiência pública deverão usar de máscaras de proteção individual e de álcool em gel. E se increver no site.
Os participantes, presenciais e os que estiverem assistindo a transmissão on-line, terão total acesso e liberdade para o diálogo, enviar perguntas e sugestões ao projeto durante a audiência.
___________________________
RELACIONADAS
+ Primeiro aterro sanitário privado em Iranduba favorece Amazonas diante da nova lei do fim dos lixões
+ Iranduba será o primeiro município do AM a receber a central de atendimento de resíduos sólidos
+ Em Manicoré, denúncia anônima leva a remédios descartados no lixão da cidade
___________________________
Iranduba será o primeiro município da Região Norte que atenderá todas as normas e regulamentos para descarte e destinação correta de resíduos.
De acordo com gerente da Norte Ambiental, Cristina Pietzsch, também serão apresentadas para a população as conquistas ambientais, sociais e econômicas que o projeto irá representar para o município, desde o fim da contaminação da água e do solo até a geração de novos postos de trabalho na fase de implantação e operação do aterro.
“A participação de todos os setores da sociedade na audiência pública é fundamental para contribuir com opiniões e sugestões que tem grande relevância e serão consideradas na implantação do projeto e para que o meio ambiente seja respeitado e a população beneficiada”, destacou Cristina Pietzsch.
Aterro Sanitário
Segundo o professor e doutor em Ciências da Engenharia Ambiental, Carlos Freitas, consultor de estudos do projeto do Sistema de Tratamento e Destinação de Resíduos, outro destaque da audiência será demonstrar a diferença entre o “lixão” atualmente utilizado e o modelo do STDR.
“Os lixões são depósitos a céu aberto onde são jogados e amontoados os resíduos de todos os tipos sem nenhum tratamento adequado e sem critério sanitário de proteção ao meio ambiente. Por outro lado, no projeto da Norte Ambiental os resíduos serão depositados em solos preparados para este fim, com impermeabilização, nivelamento e selados. Os resíduos recebem tratamento antes e não ficam a céu aberto, evitando a contaminação do ar e atrair animais que podem transmitir doenças”, acrescentou Freitas.
_____________________________
ACESSE TAMBÉM:
As mais acessadas do dia
Dois filhos de Flordelis são condenados pela morte do pastor Anderson do Carmo