A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Amazonas (Arsepam), por meio do Departamento de Transporte Hidroviário (DETH), realizou uma pesquisa que aponta os municípios do estado, por calhas de rios, mais procurados pela população durante a pandemia. 

– Compartilhe esta notícia no seu Whatsapp

– Compartilhe esta notícia no seu Telegram

O estudo compreende o período de atuação da Arsepam no modal hidroviário intermunicipal de passageiros. Os dados coletados abrangem de março de 2020 a 31 de outubro de 2021.

No período, 411.205 usuários utilizaram embarcações para acessar municípios no estado.

Ao todo, a Arsepam realizou 14.795 fiscalizações em 586 embarcações (barco motor, navio motor, ferryboats, lancha rápida e expressos ou a jato).

Fiscalização e resultados

Os municípios do Amazonas estão distribuídos em nove calhas. Destas, as fiscalizações da Arsepam atendem, até o momento, oito com saída de Manaus.
 
Na calha do Alto Solimões, as cidades mais procuradas são Tabatinga, Benjamin Constant e São Paulo de Olivença.

No Médio Solimões, Tefé, Coari e Fonte Boa. Por sua vez, no Baixo Solimões, Manacapuru, Iranduba e Codajás. Na calha do rio Juruá, Carauari, Eirunepé e Envira.

___________________________

RELACIONADAS

+ Cerca de 18 mil pessoas devem deixar a capital através do transporte rodoviário intermunicipal no feriado, diz Arsepam

+ Quinto posto de fiscalização da Arsepam será em Manacapuru-AM

+ Em oito meses, Arsepam aplica 79 infrações em motoristas do transporte intermunicipal

___________________________

Na calha do Purus, os destinos mais procurados são Lábrea, Boca do Acre e Pauini.

No Baixo Amazonas, os municípios de Parintins, Maués e Barreirinha recebem um maior fluxo de passageiros. No Médio Amazonas, Itacoatiara, Autazes e Urucurituba.

Por fim, na calha do Madeira, Manicoré, Humaitá e Borba.
 
A única calha que não conta com fiscalização da autarquia na capital é a do rio Negro, que compreende os municípios de Barcelos, Manaus, Novo Airão, Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira.

A partir de Manaus, as regiões são acessadas por meio do Porto do São Raimundo, na Zona Oeste, sendo de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

_____________________________

ACESSE TAMBÉM:

As mais acessadas do dia