O especialista em trânsito Manoel Paiva defende a possibilidade de utilizar os igarapés que cortam a cidade de Manaus como uma alternativa para desafogar o congestionamento na capital.
– Compartilhe esta notícia no seu Whatsapp
– Compartilhe esta notícia no seu Telegram
Para o engenheiro, a tendência é que os engarrafamentos piorem na cidade com o tempo.
“Hoje a operação no sistema viário de Manaus dá prioridade ao automóvel, o automóvel tem prioridade sobre o transporte público e coletivo, então daqui 5 ou 10 anos, se continuar nessa taxa de crescimento da frota, dessa não priorização na operação do transporte público, a cidade vai engarrafar”, explicou.
Paiva defende que esse problema de congestionamento pode ser resolvido com transporte fluvial.
“O nosso caminho natural é pelos rios, nós temos uma orla favorável, onde liga da Zona Leste a Zoan Oeste da Cidade. Os dois grandes igarapés que nós temos aqui, como o principal deles que é o igarapé do Mindu e o igarapé do quarenta, poderiam se tornar grandes vias hidroviárias, seria um grande canal. Mas isso, se tivesse sido planejado e previsto antes dessa ocupação desordenada que houve ao longo dos anos”, explica o especialista.
A implementação de um sistema que utilize os igarapés como modal de transporte, no entanto, esbarra nos altos custos previstos em eventuais obras nesse sentido.
No total, existem quatro bacias urbanas, além de seus principais afluentes, que cercam os bairros de Manaus, como a bacia de são Raimundo, a bacia do Educandos, a bacia do Puraquequara e a bacia do Tarumã. Mesmo com potencial para serem ferramentas de mobilidade urbana e que possibilitariam uma diminuição no volume de engarrafamentos na capital, sua aplicação requer uma abundante demanda de recursos, como explica Manoel Paiva.
Veja a reportagem completa de Corolina França exibida no Norte de Notícias desta quarta-feira, 24:
_____________________________
ACESSE TAMBÉM:
As mais acessadas do dia
VÍDEO: filho se desespera ao reconhecer pai morto por engano, em Manaus
Mãe de Jennifer conta a filha sobre morte do namorado mochileiro: ‘ela ficou desesperada’
VÍDEO: agricultor morre afogado em comunidade rural de Manacapuru, interior do Amazonas
VÍDEO: Rio Madeira é invadido por balsas e dragas de garimpo ilegal no AM
Cresce procura por Gás Natural Veicular em Manaus e consumo em setembro tem alta de 48,5%, diz Cigás