Na manhã desta segunda-feira, 13, moradores, profissionais, associações e entidades sociais de Iranduba foram impedidos de entrar na sede do Ministério Público do Amazonas (MP-AM) localizada no município (a 19 km de Manaus) para acompanhar uma reunião sobre aterro sanitário.

– Compartilhe esta notícia no seu Whatsapp

– Compartilhe esta notícia no seu Telegram

O encontro reunia empresários e proprietários de loteamentos na região que são contrários ao projeto de instalação do aterro sanitário no Estado.

Os moradores que não conseguiram entrar no local são favoráveis ao projeto.

A aposentada Diana Souza disse que um grupo de cerca de 20 pessoas participou da reunião a portas fechadas com os representantes do órgão público.

“Esse é um projeto importante não apenas na parte ambiental, mas também para a economia de Iranduba, com a geração de emprego e renda em um momento difícil para o País. Portanto, é uma iniciativa bem-vinda e que merece nosso apoio”, destacou a moradora.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa do MP-AM, mas ainda não obteve retorno.

___________________________

RELACIONADAS

Primeiro aterro sanitário privado em Iranduba favorece Amazonas diante da nova lei do fim dos lixões

Iranduba será o primeiro município do AM a receber a central de atendimento de resíduos sólidos

+ VÍDEO: Em Audiência Pública moradores de Iranduba aprovam projeto do aterro sanitário no município

___________________________

O Projeto

O município do Iranduba deve receber um aterro sanitário atendendo todas as normas e regulamentos para descarte e destinação correta de resíduos.

O projeto é da Norte Ambiental e foi apresentado em audiência pública no último dia 27 de novembro.

“Os lixões são depósitos a céu aberto onde são jogados e amontoados os resíduos de todos os tipos sem nenhum tratamento adequado e sem critério sanitário de proteção ao meio ambiente. Isso, Iranduba já tem e está lutando contra”, explica o professor e doutor em Ciências da Engenharia Ambiental, Carlos Freitas, consultor de estudos do projeto do Sistema de Tratamento e Destinação de Resíduos da Norte Ambiental.

Segundo ele, no projeto da Norte Ambiental, os resíduos serão depositados em solos preparados para este fim, com impermeabilização, nivelamento e selados.

“Os resíduos recebem tratamento antes e não ficam a céu aberto, evitando a contaminação do ar e atrair animais que podem transmitir doenças”, concluiu.

___________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS