Estudo técnico inédito realizado pela Polícia Federal durante as atividades da Operação Uiara detectou elevados índices de contaminação por mercúrio na água, no leito do rio, na vegetação e nos seres humanos que habitam nas margens do Rio Madeira.
– Envie esta notícia no seu Whatsapp
– Envie esta notícia no seu Telegram
O estudo, que teve início com a coleta de vestígios na região (água, sedimentos, fauna, flora e em cidadãos ribeirinhos), detectou que seis moradores da região apresentam concentrações de mercúrio no cabelo acima dos limites considerados admissíveis pela Organização Mundial da Saúde (OMS), um deles com 3 vezes mais (300%).
Ainda de acordo com o laudo, o nível de mercúrio na água é de 16 a 95 vezes superior acima dos limites estabelecidos pela normatização do CONAMA.
_________________________________
RELACIONADAS
+ VÍDEO: Rio Madeira é invadido por balsas e dragas de garimpo ilegal no AM
+ MPF recomenda medidas para desarticular garimpo ilegal de ouro no rio Madeira, no Amazonas
_____________________________
O perito criminal federal, Ricardo Lívio, informa que os exames foram realizados sobre amostras prospectivas que indicam a contaminação ambiental e que trabalhos subsequentes poderão diagnosticar melhor a extensão dos danos.
A Polícia Federal disse, por meio de nota, que os resultados mostram a necessidade de atuação na região.
“Tais resultados científicos corroboram a necessidade das ações da Polícia Federal e demais instituições e órgãos parceiros na repressão ao garimpo ilegal no Rio Madeira, pois eventuais lucros decorrentes das atividades ilícitas são obtidos com o comprometimento direto da higidez (saúde) de milhares de pessoas que habitam a calha do Rio Madeira, e que dependem exclusivamente da água, agricultura e pescado viabilizados por essa hidrovia federal”, informou.
Operação Uiara II
A Polícia Federal e o Ibama iniciaram nesta quarta-feira, 15, mais uma operação de combate ao garimpo ilegal no Rio Madeira, no Amazonas.
Por meio de nota, a PF informo que a Operação Uiara II tem “por objetivo a identificação, abordagem e inutilização de balsas/dragas que operam a atividade de garimpo ilegal de ouro na calha do Rio Madeira”.
______________________________
ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS