Ícone do site Portal Norte

Secretário de Saúde do AM faz alerta sobre risco de explosão de casos da variante ômicron no estado

Com os festejos do fim ano e com o recesso escolar neste início de 2022, muitas pessoas aproveitam para viajar.

Com a situação da ômicron provocando alta de casos no mundo todo, o secretário de saúde do Amazonas, Anoar Samad, utilizou as redes sociais para fazer um alerta neste domingo, 2, sobre a circulação da ômicron no Estado.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

O Amazonas ainda não tem registro da nova cepa, porém o secretário alertou para a circulação em outros estados e países que pode chegar no Amazonas através daqueles que retornam de suas viagens. 

“Atenção Amazonenses! Muitos estão viajando pelo país e pelo mundo. Esta circulação de pessoas irá trazer a variante ômicron para nosso Estado”, afirmou.

O secretário lembrou que a circulação do vírus no Amazonas ocorreria em qualquer situação e iria começar por conta das transmissões em outros Estados, mas pede que a população evite se aglomerar e propagar mais a Covid-19. 

O secretário e médico também destaca que o fato da ômicron vir provocando, em média, menos problemas a quem está vacinado não significa estar livre do vírus.

“Não confundam: Provocar “MENOS” não é o mesmo que “NÃO PROVOCAR” !!!”, destacou.

___________________________________

RELACIONADAS

FVS registra explosão de casos de Covid-19 no AM no mês de dezembro

Ministério da Saúde registra 128 casos da variante ômicron no Brasil

+ No AM, mais de 80% dos pacientes internados em UTI de Covid não se vacinaram ou estão com vacinação incompleta

_____________________________________

“Se muitas pessoas se expuserem ao vírus ao mesmo tempo (aglomerações!), em poucas semanas esse “provocar menos” contaminará tantas pessoas que, sem dúvidas, nos fará enfrentar um novo e grave desafio de saúde pública. Evitem aglomerações, usem máscaras, atualizem seu esquema vacinal. A luta contra esse vírus é de todos nós!”, concluiu. 

Em dezembro de 2021, o Estado apresentou aumento de casos de Covid-19. De acordo com dados da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), a taxa de incidência da Covid-19 em dezembro chegou a 373 casos por 100 mil habitantes no estado – 124 casos a mais que a taxa registrada em novembro, que foi de 249 casos por 100 mil habitantes.

 

___________________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS

 

Sair da versão mobile