Moradores da comunidade São Sebastião, em Iranduba (a 28 km de Manaus), realizaram um abaixo-assinado solicitando a retirada do lixão irregular localizado no município.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Até o momento, o documento já conta com 50 assinaturas.

De acordo com os moradores, o depósito irregular de resíduos é uma grave ameaça para a segurança e a saúde das mais de 100 famílias que residem na área. 

Segundo eles, animais, como ratos e urubus, são atraídos pelos materiais depositados a céu aberto.

 “Na hora do almoço ou da janta temos que fechar as janelas de casa porque senão as moscas tomam conta. E ainda tem a questão do mal cheiro que se espalha por toda a comunidade quando o tempo está ensolarado ou quando bate um vento”, disse Erica Soraia Guimarães, moradora e proprietária de um estabelecimento comercial localizado próximo ao depósito irregular.

___________________________

RELACIONADAS

Especialista explica vantagens de aterro sanitário em Iranduba, no Amazonas

Primeiro aterro sanitário privado em Iranduba favorece Amazonas diante da nova lei do fim dos lixões

Iranduba será o primeiro município do AM a receber a central de atendimento de resíduos sólidos

VÍDEO: Em Audiência Pública moradores de Iranduba aprovam projeto do aterro sanitário no município

+ Especialista explica sobre tecnologia utilizada na construção de aterro sanitário em Iranduba, no AM

___________________________

O município de Iranduba produz diariamente, cerca de 150 toneladas de resíduos residenciais, comerciais e industriais, que são depositados no Ramal dos Caminhoneiros de forma irregular e sem nenhum controle e fiscalização dos órgãos públicos.

Outro ponto levantado pelos moradores no abaixo-assinado é sobre o intenso tráfego de veículos pesados no Ramal dos Caminhoneiros que está destruindo a pista e isolando os moradores da região.

Além da falta de condições, de higiene e segurança que catadores de materiais e lixo que coletam alimentos e materiais recicláveis enfrentam.

Por último, os moradores alegam que o lixo depositado irregularmente já está sendo levado pela chuva para igarapés próximos e afetando fontes de água na Estrada do Janauari.

___________________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS