A leucemia é uma doença que afeta a medula óssea, local de fabricação das células sanguíneas e que ocupa o interior dos ossos. Isso ocorre quando as células sanguíneas normais são substituídas pelo acúmulo de células doentes.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se que 10 mil novos casos de leucemia sejam diagnosticados por ano.
Para conscientizar a população sobre a doença, é realizada a campanha Fevereiro Laranja, a fim de informar sobre o diagnóstico precoce e tratamento da leucemia.
– Envie esta notícia no seu Whatsapp
– Envie esta notícia no seu Telegram
A hematologista Hatsumi Iwamoto explica como ocorre a leucemia nas pessoas.
“É difícil estabelecer uma causa específica para a leucemia. Existem vários tipos de leucemia, e além de fatores genéticos, alguns tipos podem ter relação com exposição à radiação ionizante, quimioterapia prévia e até mesmo tabagismo. Mas, na maior parte das vezes, os pacientes não apresentam nenhum fator de risco conhecido, portanto a maioria dos casos de leucemia não pode ser evitado”, destacou.
_______________________________
RELACIONADAS
+ Ministério lança ‘Linhas de Cuidado’ sobre doença renal crônica em adulto
+ Saiba como melhorar saúde mental e evitar doenças como depressão
+ Sintomas de gripe? Veja dicas de chás para aliviar sinais da doença
_______________________________
Sintomas
Alguns sintomas podem ser um alerta para uma investigação sobre a leucemia como: palidez, cansaço, febre, aumento de gânglios, infecções persistentes ou recorrentes, hematomas, petéquias (pequenas manchas vermelhas ou marrons), sangramentos inexplicáveis, aumento do baço e do fígado.
Na suspeita de leucemia, o paciente deverá fazer o exame de sangue e ser encaminhado para o hematologista, médico especialista em doenças do sangue.
Tratamento
Sobre o processo de tratamento, a médica disse que “existem diferentes formas, a depender do tipo de leucemia”.
Segundo ela, “na maioria das vezes, o tratamento é feito com quimioterapia, e em alguns casos é indicado o transplante de medula óssea. E durante o tratamento, pode ser necessário cuidar de infecções e receber transfusões sanguíneas”.
Fevereiro Laranja
A leucemia é um câncer do sangue que pode surgir em qualquer pessoa, de qualquer idade, e é mais comum em crianças.
Além de conscientizar sobre a doença, a campanha Fevereiro Laranja busca alertar sobre a importância da doação de medula óssea.
Ainda não há evidências científicas que deixem claro o que desencadeia a leucemia. Por isso, o diagnóstico precoce é a principal recomendação.
Quando identificado e tratado logo no início, as chances de cura podem passar de 80%.
A cor laranja é a escolhida para simbolizar e chamar atenção para a doença e a importância de se tornar um doador de medula óssea.
________________________________________
ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS