Um aplicativo gratuito foi desenvolvido para ajudar as mulheres do Amazonas a armazenarem e acompanharem informações sobre a saúde ginecológica, como datas do preventivo e mamografia.
Denominado “Ella”, o aplicativo móvel tem uma interface simples, autoexplicativa e com a possibilidade de comando de voz.
– Envie esta notícia no seu Whatsapp
– Envie esta notícia no seu Telegram
Segundo a professora Rosana Moysés, do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a plataforma foi pensada para ser utilizada por mulheres com baixa escolaridade.
“O objetivo principal é funcionar como um cartão da mulher, que estimule e registre a realização dos exames preventivos para o câncer do colo do útero e para o câncer de mama, e fortaleça a prevenção dessas doenças”, afirmou Rosana Moysés, que é uma das idealizadoras do projeto.
Benefícios
O aplicativo possibilita que a mulher fotografe seus resultados de exames, como o Papanicolau e a mamografia, e armazene no próprio aplicativo, além de criar alertas para realização desses procedimentos, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde (MS).
Outra funcionalidade é registrar o ciclo menstrual e o uso de anticoncepcional. O aplicativo cria lembretes para tomar o medicamento.
A mulher poderá ainda registrar seus sintomas durante o período menstrual.
Todas essas informações ficam armazenadas no aplicativo e a mulher pode apresentar em sua consulta com o profissional de saúde.
_____________________________________
RELACIONADAS
+ Fcecon alerta para a prevenção de câncer de colo do útero
+ Tratamento pode fazer câncer de mama diminuir seis vezes mais rápido
+ Ginecologista alerta sobre cuidados no Dia Mundial da Saúde
_____________________________________
Tecnologia
O aplicativo apresenta um design gráfico ilustrativo. Nele, a mulher tem a possibilidade de preencher todas as informações por comando de voz.
Qualquer mulher pode utilizar o aplicativo, de forma gratuita, em um celular com sistema Android.
Ela também poderá acessar a ferramenta mesmo sem estar conectada à internet.
Multiprofissional
A elaboração do Ella conta equipe multiprofissional, com professores e acadêmicos do Instituto de Computação, Faculdade de Medicina, Instituto de Ciências Biológicas e da Faculdade de Design, todos da Ufam, além da Escola de Psicologia da Universidade do Minho, de Portugal.
___________________________________
ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS