Os aeroportos de Tabatinga e Tefé, no interior do Amazonas, serão administrados pela operadora privada VINCI Airports, a partir deste mês.

Em Tabatinga, a 1.108 km de Manaus, os trabalhos da nova administração começam nesta terça-feira, 15.

Já em Tefé, a 523 km da capital, na próxima sexta-feira, 18.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

A VINCI Airports assumiu as operações dos locais após assinatura de um contrato de concessão de 30 anos autorizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Ao todo, outros cinco terminais da Região Norte são geridos pela empresa privada, incluindo os de Manaus, Rio Branco (AC), Boa Vista (RR), Cruzeiro do Sul (AC) e Porto Velho (RO).

Localizado na Tríplice Fronteira formada pelo Brasil, Colômbia e Peru, o aeroporto de Tabatinga foi responsável pelo transporte de 72.959 passageiros em 2019.

Já Tefé, que fica no centro da Região Amazônica, é porta de entrada para municípios vizinhos e teve o fluxo de 34.632 pessoas.

___________________________________

RELACIONADAS

+ Infraero sai, e VINCI Airports inicia administração do Aeroporto Internacional de Manaus

+ Governo Federal envia PL que prevê PPP para concessão de aeroportos no AM

___________________________________

Como nova administradora, a VINCI Airports tem como objetivos reduzir as emissões de carbono, aprimorar a gestão da água e dos resíduos sólidos, realizar investimentos na infraestrutura operacional, além de aplicar padrões globais de operação, sem perder as particularidades dos terminais aeroportuários. 

A empresa pretende aplicar o seu plano de ação ambiental nos aeroportos que irá administrar baseando-se no bom desempenho do Salvador Bahia Airport, que se tornou o aeroporto mais sustentável do Brasil, segundo a VINCI.

Com a conclusão da integração dos sete terminais no Norte do Pais, a empresa passa a administrar 53 aeroportos em todo o mundo, sendo oito deles no Brasil.

____________________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS