O herpes é uma doença viral caracterizada por pequenas bolhas reunidas na pele ou na genitália. Quando é ocasionada pelo vírus herpes simplex 1 (HSV-1), ela acaba surgindo nos lábios.
A transmissão ocorre, principalmente, através de gotículas de saliva, do beijo e ao colocar objetos contaminados na boca.
– Envie esta notícia no seu Whatsapp
– Envie esta notícia no seu Telegram
Qualquer pessoa, em qualquer idade, está sujeita ao contágio. No entanto, a doença se manifesta com mais rapidez quando o indivíduo está com a imunidade baixa.
Ao invadir o corpo, o vírus se instala nos nervos e nos gânglios (glândulas do sistema linfático).
De acordo com a infectologista Silvia Fonseca, há uma variedade de vírus causadores do herpes.
“O mais comum é este que pode fazer feridas tanto na boca quanto no órgão genital. Então, ele é um vírus que pode ser transmitido por relações sexuais e por contato. Normalmente, a primeira infecção se pega na infância, que pode, inclusive, gerar febre e mal estar”, explicou a especialista.
Ainda conforme Silvia, em todos os casos há tratamento. Ela lembra que tanto o contato com outras pessoas, quanto o compartilhamento de itens pessoais, devem ser evitados.
“O importante do herpes é buscar ajuda, porque existe tratamento eficaz”, destacou a infectologista.
___________________________________
RELACIONADAS
+ Saiba como ocorre transmissão e tratamento da hanseníase
+ Dor intensa: lúpus e fibromialgia acometem mais mulheres; distúrbios não têm cura
_____________________________________
O quadro da doença é caracterizado pelo agrupamento de pequenas bolhas de água nos lábios que, antes dedespontarem, fazem o paciente sentir coceira e formigamento na região.
Para diferenciar o herpes de outras enfermidades que também provocam bolhas na boca é preciso consultar um médico especialista, visto que há casos específicos de afta que podem ser confundidas com herpes.
Os sintomas da doença se manifestam por cerca de uma semana e depois somem. Entretanto, como o vírus fica escondido no corpo, novos casos podem ocorrer quando a imunidade sofre outro abalo.
Não há uma cura definitiva para a herpes labial, no entanto o uso adequado de certos antivirais pode reduzir a reincidência de novas crises.
Cremes, pomadas e remédios orais podem entrar nessa estratégia, a depender de cada caso.
Herpes em reality
Na última semana, a doença ganhou repercussão nas redes sociais, devido um participantes de um reality show no Brasil, mesmo com herpes, ter beijado outras participantes do programa.
Após o episódio, o apresentador do reality informou que o participante foi atendido pela equipe médica do programa.
Ele foi orientado sobre os cuidados necessários, e durante o confinamento será lembrado das medidas para conter o vírus.
____________________________________________
ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS