O Amazonas é o estado brasileiro com a maior porcentagem de endividados do país, com 52,30%. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira, 11, pelo Serasa.
– Envie esta notícia no seu Whatsapp
– Envie esta notícia no seu Telegram
No Brasil, 40,3% da população adulta está inadimplente. A população paraense são os menos inadimplentes da Região Norte, com 36,58%.
O número de inadimplentes no Amazonas é o maior dos últimos 3 anos, 1,45 milhões. Em Manaus, são 1.040.977.
As principais dívidas dos amazonenses são com contas de água, luz e gás, cerca de 28,7%. Dívidas com os bancos e cartão são 20,5%.
O valor médio das dívidas do consumidor do Amazonas é de R$ 3.574,00.
___________________________________
RELACIONADAS
+ Quase 1,5 milhão é o número de amazonenses com crédito negativado em 2021
+ No Amazonas, mais de 66 mil pessoas fizeram acordos no Feirão Serasa Limpa Nome
+ Em Manaus, número de famílias com contas atrasadas em fevereiro é de 29,7%
___________________________________
Segundo a pesquisa de endividamento da Serasa realizado em 2021, mais de 70% dos entrevistados utilizam o cartão de crédito para as compras de supermercado.
As principais dívidas da população ocorrem com itens essenciais.
De acordo com Thiago Ramos, coordenador do Serasa, o fechamento do comércio por conta da pandemia, a alta da inflação e outros fatores influenciaram nessa alta do endividamento dos amazonenses.
“O fechamento do comércio durante a pandemia é um fator que impacta na economia em geral, mas não é o único fator isolado. São uma série de fatores que contribuíram para isso como o cenário internacional, a nova variante do coronavírus, ômicron e alta da inflação ajudaram para ter esse crescimento no número de inadimplências”, comentou.
Outros fatores que também contribuíram para o crescimento das dívidas dos amazonenses foram a baixa renda e a falta de conhecimento de educação financeira.
Manaus
A porcentagem de famílias endividadas e inadimplentes em Manaus chegou a 29,7% em fevereiro.
Desse total, 16,2% declararam não ter condições de pagar as contas atrasadas, enquanto 51,3% disseram comprometer mais de 50% da renda com as dívidas.
Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), no último dia 4.
________________________________________
ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS