A mãe das crianças de 8 anos e 6 anos, que ficaram perdidas durante 27 dias em uma mata fechada no município de Manicoré-AM, a 332 km de Manaus, contou que os filhos conseguiram sobreviver ao se alimentarem de uma fruta amazônica chamada sorva.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Os irmãos Gleison Carvalho Ribeiro e Glauco Carvalho Ribeiro ficaram perdidos desde o dia 18 de fevereiro, quando desapareceram na região de selva da Comunidade Indígena Palmeira do município após saírem para caçar passarinhos. Eles foram encontrados no dia 15, bem debilitados.

No relato da mãe dos meninos, a agricultora Rosinete da Silva Carvalho, eles revelaram como sobreviveram na floresta:

“Eu perguntei: ‘Meu filho, vocês não comeram nada?’ Ele me disse: ‘A gente comeu sorva, mãe’. Os meninos sempre comiam sorva, porque meu filho mais velho pegava quando ia caçar e, sempre que via, ele trazia uma saca para eles. Então, eram acostumados com a sorva”, contou Rosinete.

A partir da revelação, muitas curiosidades surgiram em relação a essa fruta que conseguiu salvar a vida das crianças.  

Conheça a fruta

Pensando nisso, o Portal Norte conversou com a professora universitária e nutricionista Ana Rita para saber o que essa fruta tem de especial e quais suas qualidades.

Ana explica que a Sorva é uma fruta típica da Amazônia e possui fonte de vitaminas, fibras e carboidratos, além de possuir um quantitativo bom de lipídios e proteínas. 

“Acredito que, por esse quantitativo bom de proteínas, ela conseguiu manter as crianças alimentadas na floresta. Apesar de não ter todos os nutrientes necessários para manter a saúde como um todo. Mas conseguiu mantê-los o mínimo resistentes até que fossem encontrados”, disse ela.

Além da Sorva, a nutróloga disse que o açaí, o buriti e a bacaba são outras frutas da região Amazônica que possuem alto teor de lipídeos e conseguem saciar a fome por mais tempo.  

“O legal é que, com a polpa da Sorva, é possível fazer suco, geleia, refrigerante e doces”, concluiu a especialista.  

Onde encontrar 

A sorva pode ser localizada em estados do Amazonas, Pará, Amapá e Rondônia, além de países vizinhos, como Peru, Guianas e Colômbia. 

O fruto, geralmente, é encontrado em meio à floresta densa de matas virgens.

Suas medidas variam desde o tamanho de uma uva até o tamanho de um limão. 

Normalmente, a sorva é retirada da natureza para ser bebida, além de gerar grandes quantidades de látex comestível, podendo ser ingerida pura ou diluída em água.

Foto: divulgação – nutricionista Ana Rita

 

________________________________________

 

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS