Ícone do site Portal Norte

No AM, emplacamento de motos supera o de carros após aumento da gasolina

Em comparação com o mesmo período de 2021, nos três primeiros meses do ano houve um crescimento de 101,5% no número de motocicletas emplacadas no Amazonas.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Os dados informativos são do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) que registra esse movimento em meio a altas seguidas do preço dos combustíveis.

Ao todo, foram realizados 5.546 emplacamentos de motocicletas entre janeiro e março de 2022. Enquanto o número de carros emplacados foi de 5.053 no mesmo trimestre.

Ainda conforme o levantamento do Detran-AM, o emplacamento de motocicletas cresceu 43% em Manaus e 163,9% no interior do estado, em comparação com os três primeiros meses de 2021. Os números refletem o aumento na produção dos veículos.

Empresários apontam que o crescimento maior de licenciamentos de motocicletas se deve, principalmente, a alta do valor da gasolina. Por serem mais econômicas, as motos se tornaram mais atrativas para o consumidor.

Desde 2020, por exemplo, o preço da gasolina tem registrado sucessivos aumentos. Atualmente, o valor médio do litro desse combustível é vendido a R$7,29, em Manaus.

Produção em alta

Instaladas no Polo Industrial de Manaus, as fabricantes de motocicletas fecharam o primeiro bimestre do ano com a produção de 190.589 unidades, de acordo com levantamento da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). O volume é 70,7% superior ao registrado no mesmo período do ano passado.

Segundo Rafael Lourenço, chefe de relações institucionais de uma fabricante de motocicletas, em 2021 a empresa produziu cerca de 220 mil motos e a projeção de crescimento para a marca em 2022 é a mesma do mercado, em torno de 8%.

“No ano passado esperávamos um crescimento menor do que se concretizou. Começamos o ano com uma projeção e tivemos que mudar os números pra cima, a gente espera que esse ano aconteça a mesma coisa”, afirmou.

_____________________________

 

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS

 

 

 

 
Sair da versão mobile