A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) vai implantar pesquisa de DNA no sangue de doadores, no estado.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

A previsão é que o projeto, que vai fazer testes de biologia molecular para detecção da malária em candidatos à doação de sangue, inicie até o mês de junho.

O estudo é inédito, o Hemoam será o primeiro hemocentro do país a fazer pesquisa do DNA do causador desta doença, no sangue dos doadores.

O projeto vai integrar a Rede NAT (Teste do Ácido Nucleico), que já existe para a detecção precoce de vírus como o HIV, Hepatite C e Hepatite B, garantindo maior segurança aos produtos hemoterápicos produzidos no Estado.

Os testes permitirão a identificação da doença mesmo em assintomáticos, principalmente para as doações no interior do estado.

Atualmente, pessoas oriundas do interior e áreas ribeirinhas, onde há maior concentração de casos de malária, são impedidas de doar por estarem em áreas consideradas endêmicas.

Com os testes, essas pessoas poderão se tornar aptas para doar, aumentando o volume anual de doações e contribuindo para estabilização do estoque de sangue.

Para fazer o teste NAT PLUS para Malária, será implantado um novo sistema no laboratório NAT, além da substituição dos equipamentos atuais, que já está em andamento.

O Hemoam aguarda a chegada dos kits malária, que já foram aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). 

________________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS