Ícone do site Portal Norte

Semana da Cultura do Café será realizado no Amazonas

Nos dias 17, 18 e 20 de maio de 2022 será realizado a Semana da Cultura do Café em três municípios do Amazonas.

O evento é realizado em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Instituto Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e a Associação Solidariedade Amazonas (ASA).

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram 

O objetivo do evento é apresentar as novas cultivares de café robusta desenvolvidas pela Embrapa e analisar aspectos da cadeia produtiva do café no Amazonas. É voltado para agricultores, técnicos do setor agrícola e público interessado na produção de café.

A Semana da Cultura do Café é composta por três Dias de Campo, nos dias 17, 18 e 20 de maio, que ocorrerão em Unidades de Referência Tecnológica localizadas em três municípios do Amazonas, onde estão sendo realizados cultivos experimentais de novas cultivares de cafeeiros.

Durante cada Dia de Campo, serão realizadas palestras com demonstrações, em campo, sobre as novas cultivares, e informações sobre colheita, pós-colheita, qualidade da bebida, bem como contextualização sobre o mercado e indústria para o café produzido no Amazonas.

___________________________________

RELACIONADAS

No AM, produção de café cresce 10 vezes em 4 anos, diz Conab

Amazonas já vende café à base de caroço de açaí

Projeto de pesquisa testa plantação de café em três municípios do Amazonas

_______________________________________

Cafeeiros clonais

Neste evento serão apresentados os primeiros resultados do segundo ciclo de pesquisa sobre a cultura de cafeeiros clonais no Amazonas.

Também será uma oportunidade para apresentação de resultados do primeiro ciclo de pesquisa conduzido durante sete anos (de 2014 a 2020) no estado.

No primeiro ciclo, conduzido no município de Silves, foi testada e validada para cultivo no Amazonas, a variedade de café denominada Conilon BRS Ouro Preto.

No segundo ciclo, iniciado em 2019, estão sendo testadas cultivares mais modernas, denominadas de Robustas Amazônicos, que apresentam potencial produtivo superior ao da primeira variedade.

De acordo com a Embrapa, os resultados indicam que a produção do café no Amazonas tem potencial para pequenas áreas de produção familiar, com uso de técnicas visando sustentabilidade, permitindo melhoria de renda para agricultura familiar e preservação da floresta evitando desmatamentos no estado do Amazonas.

_________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS

 

 

 

 

 

 
Sair da versão mobile