A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) informou nesta quinta-feira, 7, que, após realização de exames, o único caso que era monitorado como suspeito não apresentou o vírus Monkeypox.
De acordo com o órgão, a amostra do paciente com suspeita da doença foi submetida a exames realizados pelo Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), que recebeu o material encaminhado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM).
– Envie esta notícia no seu Whatsapp
– Envie esta notícia no seu Telegram
O caso foi notificado no dia 1º de julho em um paciente que esteve em Parintins, no interior do Estado, e estava em investigação desde então.
Com a atualização, o Amazonas segue sem nenhum caso suspeito da varíola do macaco.
___________________________________
RELACIONADAS
+ Em Manaus, jovem apresenta diagnóstico clínico compatível com varíola do macaco; caso é investigado
+ Sobe para 106 casos de varíola dos macacos no Brasil, confirma Saúde
+ Anvisa pede que leitos de pacientes com varíola dos macacos tenham distância de 1 metro
___________________________________
Exames
Foram realizadas três reações de PCR (exame de sangue) em tempo real e, em todas as amostras, não foi detectado o vírus, conforme o protocolo da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
Por protocolo nacional, uma segunda amostra foi encaminhada ao Lacen da Fundação Ezequiel Dias (Lacen/Funed), em Minas Gerais (MG), e a FVS-RCP aguarda resultado do exame desta segunda amostra.
_________________________________________
ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS