Em Manaus, mais de 1,5 milhão de pessoas estão com o esquema vacinal incompleto.
– Envie esta notícia no seu WhatsApp
– Envie esta notícia no seu Telegram
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), são pessoas que não retornaram para tomar a segunda, a terceira ou a quarta dose da vacina.
Vale ressaltar que a dose é oferecida gratuitamente pela rede pública de saúde, Semsa.
Mesmo com a queda no número de mortes e internações relacionadas ao Covid-19 é muito importante que a população esteja em dia com a imunização.
O infectologista, Silvia Fonseca, reforça que a vacinação é o meio mais eficaz de se combater o vírus do covid-19, bem como impedir o surgimento de novas variantes.
Ele garante que todas as vacinas são seguras e que podem induzir o organismo na criação de anticorpos, fortalecendo o sistema imunológico.
“Ao tomar a dose, a imunidade do organismo se estende por um período maior contra o vírus”, afirma Silvia.
As vacinas são responsáveis pela redução da infecção e reinfecção, levando a diminuição dos casos graves e até de óbitos, entretanto caso a infecção ocorra, a vacina evitará sua evolução para esses quadros.
A dose de reforço deve ser aplicada em pessoas maiores de 18 anos que tenham recebido as duas doses da vacina contra a covid-19.
Medidas preventivas
As medidas preventivas ainda são:
– o uso da máscara, quando bem ajustada ao rosto protege contra a reinfecção ao vírus e outras doenças virais que são transmitidas por gotículas que saem da boca;
– lavar as mãos frequentemente com água e sabão e o uso do álcool em gel 70% devem se tornarem hábitos.
_____________________________________________
ACESSE TAMBÉM AS MAIS LIDAS