O número de assassinatos no Amazonas têm crescido em larga escala. Entre 2020 e 2021, o número de homicídios no Estado saltou de 954 para 1.464, um aumento de 54%, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).
– Envie esta notícia no seu Whatsapp
– Envie esta notícia no seu Telegram
Com base nesses índices, o Amazonas lidera o ranking de Estados mais violentos do país, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Em média, o Estado registra quatro assassinatos por dia.
Conforme levantamento da Delegacia Especializada em Homicidios e Sequestros (DEHS), 80% dos casos está relacionado ao tráfico de drogas.
Em Manaus, o bairro Compensa, na Zona Oeste, está entre os que mais registram execuções.
___________________________________________
RELACIONADAS
+ Em dois dias, Manaus e Região Metropolitana registram sete mortes violentas
___________________________________________
Os roubos à mão armada também estão entre os crimes que mais crescem e aterrorizam a população do Estado. Em 2020, a SSP contabilizou 35.298 assaltos e em 2021, 36.442 crimes do tipo.
Até maio de 2022, a pasta contabilizou 12.604 casos de assalto no Estado.
O medo constante de ser a “próxima vítima”, faz com que pedestres redobrem os cuidados e trabalhadores de transporte por aplicativo recusem corridas para regiões consideradas perigosas.
“Bairro Nossa Senhora de Fátima não vou não, é tomado pela facção”, disse um motociclista que não teve o nome divulgado.
Os constantes assaltos também preocupam os comerciantes, que sofrem com os prejuízos e o trauma causado pela ação.
Veja o vídeo:
___________________________________________
ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS