O Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM) retirou o último veículo que ficou submerso após o desabamento de uma ponte no rio Curuça, na BR-319, no dia 28 de setembro.

O último veículo a ser retirado, dos dez, se trata de uma carreta que transportava cimentos.

Neste fim de semana, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit), responsável pela aérea, deve iniciar os trabalhos para montagem de uma ponte provisória.

A nova estrutura deve ser entregue até o dia 19 de outubro, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

Envie esta notícia no seu Telegram

Segundo o titular da SSP-AM, general Mansur, até esta sexta (7), mergulhadores do Corpo de Bombeiros e da Marinha do Brasil intensificam as buscas por João Nascimento Fernandes, 58, que segue desaparecido.  

Ainda conforme a SSP-AM, após a intensificação dos trabalhos de busca, o Dnit dará prosseguimento aos serviços de preparação do local para o recebimento da ponte provisória. 

Nova ponte

Conforme a SSP-AM, primeiro, o DNIT vai trabalhar para construir as cabeceiras da ponte à margem do rio. A ponte, de um lado ao outro da margem, possui 100 metros.

O Exército tem uma ponte metálica, uma estrutura pré-moldada cuja extensão é de 60 metros.

Ainda conforme a pasta, o Dnit e o Exército trabalham para reduzir a margem, com pedras, areia, entre outros materiais.

O trabalho de preparação do local para o recebimento da ponte, segundo o DNIT informou, é de aproximadamente três dias.

Após esse período, será a vez do Exército iniciar os trabalhos de instalação da ponte. A inauguração da estrutura deve acontecer nas próximas semanas.  

“Nessa segunda atividade, da instalação dessa ponte metálica, a nossa previsão é que dia 19 de outubro ela esteja já inaugurada e funcionando”, disse o secretário. 

A estrutura metálica terá capacidade para realizar o transporte de veículos grandes com capacidade de mais de 40 toneladas. A fiscalização da travessia será coordenada pelo exército. 

RELACIONADAS

+ Ponte BR-319: buscas por desaparecidos entram no 6º dia, no Careiro-AM

+ Ponte BR-319: buscas por desaparecidos entram no 4º dia, no AM

+Dnit terá que se explicar ao MPF sobre construção de ponte no AM

+Ponte BR-319: buscas por desaparecidos entram no 3º dia

+ Estrutura metálica substituirá ponte que desabou no interior do Amazonas

+ Corpo de quarta vítima do acidente na BR-319 é encontrado

+ Vítimas de acidente com ponte na BR-319 recebem alta no AM

Apoio 

Atualmente, a Defesa Civil e a Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) auxiliam no transporte de pessoas na travessia do Rio Curuçá.

São, ao todo, quatro lanchas disponíveis para o transporte de passageiros. 

Alternativa 

Para evitar o desabastecimento de mantimentos em municípios como Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Autazes e Manaquiri, o Gabinete de Crise estuda uma rota alternativa, que sairá da comunidade Novo Remanso, em Itacoatiara, e de lá, seguirá por Autazes com as cargas para os demais municípios. A rota ainda será analisada pelos prefeitos das cidades.