O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) discutiu nesta segunda-feira (7) assuntos como investimento estrangeiro e novas tecnologias no primeiro dia do Painel Internacional.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

A 2ª edição do evento, cujo tema é “Democracia e Desenvolvimento virtual e digital”, ocorre até esta terça (8).

Nesta manhã, a programação contou com palestras dos professores-doutores Andrea Pisaneschi e Enrique Jesus Péres, de universidades da Itália e Espanha, respectivamente.

Abordagens do evento do TCE-AM

O primeiro dia foi marcado pela apresentação do professor  Andrea Pisaneschi, titular da Universidade de Siena, na Itália.

O doutor ministrou palestra sobre o tema  Investimento Estrangeiro, Autoridades Reguladoras do Mercado e Sanções Administrativas.

Andrea falou principalmente sobre as mudanças de realidade nos países imposta pelas diferentes alterações geopolíticas, além do aumento das desigualdades no mundo.

“A diferença entre as nações ricas e pobres foi intensificada nas últimas décadas, ou seja, o modelo não intervencionista por parte do Estado está em decadência”, reforçou.

Na sequência, o professor Thiago Matsushita, da Escola de Direito da Alfa Educação (Fadisp/Unialfa), abordou o tema “Ordem Constitucional Econômica, Desenvolvimento e Novas Tecnologias”.

RELACIONADAS

+ TCE-AM abre 95 vagas de estágio com bolsa de R$ 1,5 mil, em Manaus

+ TCE-AM terá horários alterados em jogos do Brasil durante a Copa

+ TCE-AM divulga processo seletivo para estágio de R$ 1,5 mil mensal

Programação

O Painel Internacional terá continuidade nesta terça (8), a partir das 9h. O segundo dia de evento terá ainda palestra do professor Enrique Jesus Martínez Pérez, titular da Universidade de Valladolid, na Espanha.

Enrique irá ministrar palestra focada nos temas Democracia, Mundialização da Economia e Papel dos Organismos Internacionais.

Ainda nesta terça, o professor Lauro Ishikawa, da Fadisp/Unialfa, falará sobre ‘Sustentabilidade, Rede de Soluções e Novo Modelo de Desenvolvimento Humano na Dimensão Digital’.

Apesar de aberto a todos os públicos, o evento é voltado principalmente para servidores públicos, gestores, acadêmicos, professores, estudantes e integrantes da sociedade civil.

O painel é uma realização do TCE-AM em parceria entre a Escola de Contas Públicas (ECP) e a Escola de Direito da Alfa Educação (Fadisp/Unialfa).