A operação Copa do Mundo do Catar será realizada a partir de segunda-feira (21) em Manaus e segue até o dia 2 de dezembro.

A ação pretende fazer com que o consumidor obtenha todas as informações a que tem direito, de forma prévia e adequada.

+ Envie esta notícia no seu Whatsapp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

A operação será realizada pelo Instituto Estadual de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM).

As fiscalizações serão feitas com a campanha da Black Friday, em estabelecimentos que comercializam produtos típicos ligados ao evento esportivo mundial.

Produtos para Copa do Mundo

Serão fiscalizadas televisões, bebidas, petiscos, carnes, bandeiras, vuvuzelas, apitos, roupas alusivas à Copa, entre outros.

A operação pretende assegurar que o consumidor possa optar por adquirir com segurança os produtos, sem abusos ou propagandas enganosas.

A proposta também pretende evitar que ocorra a aquisição de produtos vencidos ou com a presença de algum alergênico que não esteja informado na embalagem dos produtos.

RELACIONADAS

+ Copa do Mundo: bancos terão expediente especial durante jogos do Brasil

+ Shakira recusa convite para cantar na abertura da Copa do Mundo 2022

+ Copa do Mundo 2022: confira os apelidos e mascotes das seleções

A fiscalização também irá aferir a presença de outras informações obrigatórias, como a origem, a composição, prazo de validade e preço.

Para formalizar uma reclamação ou uma denúncia, os consumidores precisam informar o estabelecimento, o produto e a irregularidade.

Os atendimentos do Procon-AM são realizados por telefone: 0800 092 1512, (92) 3215-4009 e (92) 3215-4012, e pelo e-mail: atendimentoprocon@procon.am.gov.br.

O atendimento pode ser de forma presencial na sede do órgão, na avenida André Araújo, 1.500, bairro Aleixo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.