A primeira edição do projeto ‘Defensoria na Comunidade’ da Defensoria Pública do Estado (DPE-AM) foi realizado nesta segunda-feira (21), na Comunidade Julião, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé, na Zona Rural de Manaus.

A ação foi realizada na Escola Municipal Canaã II, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS).

+ Envie esta notícia no seu Whatsapp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Defensoria na Comunidade

O coordenador de Projetos e Programas da DPE-AM, defensor público Rodolfo Lôbo, explicou que o projeto visa acolher as comunidades tradicionais e proporcionar a todos o acesso aos direitos humanos por meio de rodas de conversa, cadastramento para atendimento, além de ouvir as demandas apresentadas pela população e buscar uma solução judicial ou extrajudicial.

“A Defensoria precisa ir até as comunidades para explicar essas questões. Aí que entra o Defensoria na Comunidade, que traz para os defensores, defensoras e servidores a oportunidade de bater na casa das pessoas, poder ouvir as necessidades delas e explicar sobre os direitos que elas têm. Por isso hoje nós fomos de porta em porta convidar todos a participarem da nossa ação”, afirmou o defensor.

RELACIONADAS

+ Defensoria apura interrupção no abastecimento de água de Manicoré

+ Defensoria Pública do AM atende em novo endereço a partir de segunda

Rodolfo Lôbo comentou ainda sobre as demandas na comunidade.

“Eles tinham diversas dúvidas, como tarifa social, quem tem direito a benefícios como aposentadoria rural, e são demandas de que a Defensoria cuida e que muitas pessoas aqui da comunidade não sabiam como resolver. Então é muito importante que a gente vá a outras comunidades e faça com que essas pessoas depois sejam multiplicadoras. Quem estava aqui hoje sabe dos seus direitos e sabe ensinar os outros, e aí vai se multiplicando nas nossas comunidades”, finalizou o defensor.