Ícone do site Portal Norte

Nomes de bebês: Arthur e Maria Alice lideram ranking em 2022 no Amazonas

Certidão de Nascimento registrada no cartório com nomes Foto: Reprodução| Senado Federal

Certidão de Nascimento registrada no cartório - Foto: Reprodução| Senado Federal

“Arthur” e “Maria Alice” lideram os nomes registrados nos cartórios do Amazonas em 2022, ano que marca o fim da imutabilidade do nome no Brasil.

É o que revelou nesta terça-feira (20), o levantamento feito pela Associação dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas (Anoreg/AM).

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Nomes de bebês

Uma das grandes novidades de 2022, o nome deixou de ser imutável no Brasil.

Embora desde junho deste ano seja possível a qualquer adulto maior de 18 anos alterar seu nome em Cartório independentemente do motivo.

E pais de bebês, em consenso, alterarem o nome do recém-nascido em até 15 dias após o registro de nascimento, conforme a Lei Federal 14.382/2022 , a preferência do amazonense não mudou entre os nomes masculinos:

Arthur, com 438 registros, permanece sendo o nome mais escolhido no estado, em comparação com 2021.

Já entre as mulheres, há uma novidade interessante: a variação do nome composto Maria Alice desbancou Maria Clara e foi o nome mais registrado entre as meninas recém-nascidas, com 245 registros.

RELACIONADAS

Nomes de bebês: Helena e Miguel lideram ranking no Brasil em 2022

Confira Ranking no AM:

Em 2022, os quatro nomes masculinos mais escolhidos continuam os mesmos, ainda em comparação com 2021, sendo o líder Arthur seguido por:

Samuel (277) subiu duas posições e, neste ano, está em quinto lugar, seguido por João Miguel (263), que caiu uma posição, e de nomes bíblicos como:

Já no caso das meninas, a nova número um, Maria Alice, fica à frente de Maria Clara (238) e Maria Júlia (198) que saltou três posições do ano passado para cá, fechando o top 3.

Helena (196) subiu duas posições e se encontra em quarto lugar, seguida de Laura (195), Alice (193), Maria (190) e Isadora (185).

Caindo para o fim do top 10 estão Ana Clara (184) e Maria Eduarda (158) que, no ano passado, ocupavam a terceira e quinta posições, respectivamente.

Sair da versão mobile