Os atendimentos e serviços de proteção e orientação a idosos devem ser reforçados em 2023 no Amazonas, conforme a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

O trabalho de promoção, proteção e defesa dos direitos da pessoa idosa é realizado por meio Secretaria Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi).

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

A pasta iniciou com atendimentos psicossociais, jurídicos, serviço social e projetos realizados na sede, atendendo de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na rua do Comércio, Parque 10 de Novembro, Zona Centro-Sul da capital.

A secretaria também disponibiliza o Ônibus do Idoso, uma unidade móvel que leva os serviços à população para identificação e assistência em casos de violação dos direitos, além de fisioterapeutas e auxílios voltados à saúde. 

Incluído no Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Cipdi) da secretaria, a unidade móvel atendeu mais de 2 mil idosos na capital e nos municípios de Iranduba, Rio Preto da Eva e Itacoatiara, em 2022. O serviço deve voltar em fevereiro. 

Ônibus do idoso começará atendimento itinerante ao público em fevereiro - Foto: Raine Luiz/Sejusc
Ônibus do idoso começará atendimento itinerante ao público em fevereiro – Foto: Raine Luiz/Sejusc

Conforme a secretaria, entre os projetos que serão continuados neste ano, estão o Idoso Empreendedor e o Projeto Vida e Saúde do Idoso Ativo.

Participam dos projetos, atualmente, cerca de 5 mil idosos na capital e interior, sendo 74 grupos distribuídos na capital e região metropolitana, além de Tefé, Amaturá e Parintins.

Os idosos recebem atendimentos psicossociais, fisioterapias, atividades de educação física, dança, assistência social e jurídica, entre outros serviços. 

RELACIONADAS

+ Sejusc alerta população sobre emissão de Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência (CIPcD)

+ Sejusc lança processo seletivo para reforçar o Projeto Nova Rede Mulher

+ AM: Sejusc abre seleção para 52 vagas com salários de até R$ 4.700

Cadastro de idosos

Para participar do projeto Idoso Empreendedor, o idoso pode se dirigir à sede da secretaria com documento de identificação com foto, CPF, comprovante de residência e certidão de casamento, caso seja casado.

Com a entrega da documentação, o idoso vai ser cadastrado após triagem e verificação no sistema de acordo com a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).

O programa também funciona nas seguintes unidades do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC): Compensa, Galeria dos Remédios, Sumaúma, Leste e Parintins, das 8h às 14h. 

E o Projeto Vida e Saúde do Idoso Ativo é realizado com grupos e associações de idosos cadastrados na sede da Seadpi.