Para a prevenção e combate à Hanseníase, a Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham) realizará no próximo sábado (28), um mutirão de atendimento em Manaus.
A Fhuham fica localizado na avenida Codajás, número 24, bairro Cachoeirinha, zona sul da capital.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
Em 2022, o Amazonas registrou 384 casos da doença, uma taxa de detecção de 4,88/100 mil habitantes, considerada ainda parâmetro de média endemicidade.
Na capital, a Fuham vai ter como principal evento um mutirão de atendimento que ocorrerá das 7h às 15h.
O objetivo da ação será a busca ativa por pacientes infectados.
“Todas as pessoas que estiverem com lesão suspeita podem comparecer. Todos os funcionários vão estar envolvidos. Estamos planejando uma logística para que a gente possa oferecer um atendimento de qualidade e que a gente possa controlar a hanseníase em níveis aceitáveis”, afirmou o diretor-presidente da Fuham, médico dermatologista Carlos Chirano.
Hanseníase
Toda pessoa que tiver algum sinal suspeito deve comparecer ao Alfredo da Matta.
Os sintomas principais da hanseníase são:
- Áreas da pele, ou manchas esbranquiçadas (hipocrômicas);
- Acastanhadas ou avermelhadas, com alterações de sensibilidade ao calor e/ou dolorosa, e/ou ao tato; formigamentos, choques e câimbras nos braços e pernas, que evoluem para dormência – a pessoa se queima ou se machuca sem perceber;
- Pápulas, tubérculos e nódulos (caroços), normalmente sem sintomas;
- Diminuição ou queda de pelos, localizada ou difusa, especialmente nas sobrancelhas (madarose) e pele infiltrada (avermelhada), com diminuição ou ausência de suor no local.
A pessoa vai chegar no Alfredo da Matta, passar por uma triagem e será encaminhado para um especialista.
Procedimentos de biópsia também serão realizados, o que deverá agilizar o diagnóstico final.
Casos de dermatose (doença de pele) que não sejam confirmados como hanseníase também serão atendidos e ganharão o encaminhamento devido.
RELACIONADAS
Janeiro Roxo: ações de controle da hanseníase é realizado em Manaus
Janeiro Roxo informa e alerta sobre casos de Hanseníase em Manaus
Busca Ativa
Normalmente, o atendimento às pessoas suspeitas de estarem com hanseníase são atendidas pela rede básica de Saúde, nas UBS.
Mas uma mobilização deste porte ajuda a fazer uma busca ativa, com a realização de um atendimento condensado, de um maior número de pessoas em um curto espaço de tempo.
O diagnóstico precoce e o imediato início do tratamento é um dos maiores avanços com este tipo de ação.
Em todo o Amazonas, a capital e a região do entorno reúnem a maior parcela de casos registrados em 2022, cerca de 32,9%.