Os direitos do consumidor são desrespeitados na Internet, segundo o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM).
A informação é divulgada nesta segunda-feira (7), o Dia Internacional da Internet Segura.
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A data é uma iniciativa global que busca a promoção de atividades para a conscientização do uso seguro, responsável e ético das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s).
De acordo com dados do Procon-AM, as reclamações sobre sites de vendas subiram 10% em 2022.
No ano passado, o órgão recebeu mais de 2 mil queixas.
Nos primeiros meses de 2023, já foram mais de 370 reclamações sobre compras na Internet.
As principais queixas são atraso na entrega, diferença entre o produto anunciado e o recebido, dificuldade para cancelar a compra, e falta de atendimento pós-venda.
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O que fazer
O presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, orienta o consumidor a procurar os canais de atendimento do órgão para a resolução do problema.
“A recomendação é reunir toda a documentação probatória, as notas fiscais, os prints da tela que mostram as etapas da compra, os anúncios e a foto do produto. Com todas essas provas, o Procon notifica o estabelecimento em cinco dias para apresentar uma resposta ao consumidor. Caso a exigência não seja cumprida, o site é multado”, explica.
Ainda segundo o Procon-AM, um dos principais cuidados para realização de compra on-line segura é verificar a confiabilidade do site em que o consumidor deseja comprar o produto.
“Antes da compra, o consumidor precisa fazer pesquisas prévias para checar a reputação do endereço eletrônico. Faça uma coleta de depoimentos de outros consumidores. O site Reclame Aqui divulga uma lista de sites que não são confiáveis”, diz.
Golpes na Internet
O consumidor também precisa ficar atento a diversos golpes que acontecem na Internet.
O usuário deve ter cuidado ao disponibilizar dados pessoais em qualquer site, orienta o Procon-AM.
“Evite redes de wi-fi públicas. Os criminosos estão atentos a estes locais e conseguem se hospedar em redes de wi-fi que ficam em shoppings e locais de lazer e coletam senhas e dados bancários”, salienta o gestor.
Ainda segundo o Instituto, o consumidor deve redobrar o cuidado ao clicar em mensagens e links enviados via e-mail e mensagens de textos.
“É importante sempre analisar se o assunto e a mensagem estão escritos corretamente, ter atenção ao nome do remetente, só abrir anexos ou links de pessoas conhecidas”, alerta.
O Procon-AM dispõe de atendimento em sua sede, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na av. André Araújo, 1500 – Aleixo, ou via telefone 0800 092 1512/ 3215 4009.
O cidadão também pode buscar atendimento pelo site do órgão e por e-mail: fiscalizacaoprocon@procon.am.gov.br.