Desde o primeiro dia do velório de Amazonino Mendes, na quinta-feira (16), diversas autoridades passaram pelo Teatro Amazonas, em Manaus, para prestar as últimas homenagens ao ex-governador do Amazonas.
+ Envie esta notícia no seu Whatsapp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
Políticos, secretários, presidentes de instituições públicas, eleitores e a população se unem na despedida do Mazoca, como era carinhosamente apelidado pelo eleitorado.
O funeral do ex-chefe de Estado segue aberto ao público até a manhã deste sábado (18).
Adeus a Amazonino
As primeiras homenagens no Teatro Amazonas tiveram início às 14h de quinta, sendo reservadas para a família do político e homenagens das autoridades.
O governador Wilson Lima esteve presente no funeral, juntamente com o vice-governador Tadeu de Souza, prestando condolências aos familiares e amigos do Negão.
“Hoje, eu vim em reconhecimento a este legado que fica, a tudo que o Amazonas construiu ao longo desse tempo que Amazonino Mendes esteve na vida pública. O estado do Amazonas tem rendido todas as homenagens que são destinadas a um chefe de Estado”, disse Lima.
O prefeito de Manaus, David Almeida, também esteve presente no funeral e prestou homenagens ao político, considerado por ele um líder visionário.
“Amazonino foi um visionário, um homem à frente do seu tempo. Ele foi prefeito de Manaus três vezes e vai receber homenagem como tal. Ele foi governador por quatro oportunidades e a maior avenida da zona Leste, que é a cara dele, pois cuidou muito dos pobres, a Autaz Mirim, passa a se chamar Governador Amazonino Mendes”, destacou Almeida.
RELACIONADAS
+ ‘Fazer a diferença como ele fez’, diz Lívia, filha de Amazonino
+ Veja fotos do 1º dia do velório de Amazonino Mendes em Manaus
+ ‘Como se fosse velório do meu pai’, diz aposentada no adeus a Amazonino
Para o senador Eduardo Braga, que também prestou homenagens ao colega político, o Amazonino deixa um legado que vai além das obras públicas. A relação dos gestores se estende por 40 anos.
“O legado é conhecido por todos, não apenas pelas obras que fez, mas pelo carinho e respeito para com as pessoas, para com os mais humildes. Ele deixou seu legado na educação, nas políticas sociais, na saúde. Fez uma trajetória na gestão pública e na história do Estado do Amazonas”, disse Braga.
O deputado federal capitão Alberto Neto também compareceu ao adeus a Amazonino Mendes e agradeceu pelo trabalho do líder político.
“Quero deixar minha grande homenagem a esse estadista, a esse grande homem. As grandes obras que temos em nosso estado passaram por suas mãos. Muito obrigado, Amazonino Mendes. Nos despedimos de você com coração cheio de gratidão”, disse o parlamentar.
Também estiveram presentes o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade, e o presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Érico Desterro, entre outras autoridades.
A solenidade fúnebre também contou com visitação do deputado estadual Sinésio Campo, e dos secretários municipais de Infraestrutura (Seminf), Renato Júnior, e de Comunicação (Semcom), Israel Conte.