Os municípios amazonenses têm até o dia 28 de março para renovar os cadastros no novo Mapa do Turismo Brasileiro.
A ferramenta é promovida pelo Ministério do Turismo, em conjunto com a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur).
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
Os novos municípios também podem requerer a entrada na plataforma que norteia a definição de políticas públicas e recursos para o turismo.
Atualmente o Amazonas conta com 26 municípios no Mapa do Turismo Brasileiro.
Mapa do Turismo e investimentos
Segundo o presidente da Amazonastur, Gustavo Sampaio, é uma oportunidade única para as administrações municipais entrarem no radar dos investimentos do Governo Federal.
“Estar no mapa possibilita recursos para a realização de obras de infraestrutura e capacitação por meio da oferta de qualificação profissional, entre outros benefícios”, reforçou Sampaio.
As cidades que precisam renovar o cadastro são: Anori, Atalaia do Norte, Barcelos, Benjamin Constant, Boa Vista do Ramos, Borba, Careiro, Coari, Humaitá e Iranduba.
Também deve atualizar dados Itacoatiara, Manacapuru, Manaquiri, Manaus, Maués, Nhamundá, Novo Airão, Novo Aripuanã, Parintins, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva.
Finalizam a lista de municípios aptos para renovaçãoo Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira, São Sebastião do Uatumã, Tabatinga e Uarini.
Como participar?
Para participar do Mapa do Turismo Brasileiro, os municípios devem acessar o site do Sistema de Informações do Mapa, até o dia 28 de março.
A participação no Mapa é aberta a todos os municípios, desde que observem os critérios estabelecidos na Portaria Ministerial nº 41/2021.
Os critérios foram construídos em conjunto com as Unidades da Federação, além dos requisitos previstos na Portaria da Amazonastur nº 178/2021.
Entre os requisitos, o município precisa dispor de uma secretaria/departamento para o turismo e Lei Orçamentária.
Também é importante ter prestadores de serviços turísticos de atividade obrigatória regular no Cadastur e Conselho Municipal de Turismo ativo.
Devem ainda assinar um termo de compromisso e preencher a aba referente à atividade turística dos municípios.
RELACIONADAS
+ AM apresenta atrações durante o Dia Mundial do Turismo Ecológico
+ Senado aprova MP que amplia benefício fiscal para turismo no exterior
+ Câmara aprova MP que amplia benefício fiscal para turismo no exterior
Por fim, devem também comprovar a existência de uma instância de governança regional no turismo, como um conselho, fórum, comitê ou associação, responsável por sua gestão.
Após o preenchimento das informações, por meio de seus órgãos oficiais de turismo, Municípios, Estados e Distrito Federal (DF) têm até 30 dias corridos para revisar e homologar os cadastros no sistema do Mapa.
Os interessados, após a homologação, devem enviar para aprovação do Ministério do Turismo, que por sua vez terá até 15 dias corridos para realizar a aprovação e publicação no Mapa do Turismo.
Após a inclusão no Mapa do Turismo, este cadastramento terá sua validade de um ano.
Tira dúvidas
Os municípios podem entrar em contato com Departamento de Turismo da Amazonastur para tirar dúvidas e buscar orientações, por meio dos números (92) 2101-8158 e 2101-8179.
Também possível estabelecer contato pelos e-mails dturismo@amazonastur.gov.br e dpc.amazonastur@gmail.com, de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h, e nas sextas-feiras, das 8h às 14h.