Uma ação de intensificação para o controle da tuberculose é realizada em Tefé, distante 523 quilômetros de Manaus, até esta sexta-feira (24).
A ação, que faz parte da Campanha de Combate à Tuberculose, é realizada pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
As ações ocorrem em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Tefé.
No município, a equipe da FVS-RCP atua no Programa Estadual de Controle da Tuberculose (PECT-AM), coordenado por Lara Bezerra.
A programação visa buscar sintomáticos respiratórios, que são pessoas com tosse por mais de duas semanas.
Há ainda intensificação de busca por casos de Tuberculose para a investigação de Tuberculose Ativa e Tuberculose Latente.
As equipes de saúde investigam casos quando há a infecção, mas o paciente não apresenta sinais e sintomas, comumente chamada de Infecção Latente da Tuberculose (ILTB).
RELACIONADAS
+ Ações de combate à tuberculose em idosos são realizadas em Manaus
+ FVS-RCP monitora ações de controle da tuberculose em Iranduba, no AM
A ação busca também qualificar profissionais do município quantos aos fluxos de atendimento e tratamento de casos da doença e da infecção latente.
“É de extrema importância identificar precocemente os casos de tuberculose no interior do Amazonas, pois a pessoa doente, sem tratamento, continua transmitindo para outras pessoas, o risco de gravidade e até mesmo a morte pela doença”, afirma Lara.
A coordenadora destaca que, além da detecção precoce e tratamento oportuno da doença, é preciso que os contatos dos casos de Tuberculose sejam investigados para Tuberculose e Tuberculose Latente.
Ainda conforme a gestora, os contatos infectados devem realizar o tratamento preventivo da Tuberculose e, assim, reduzir o risco de adoecimento pela doença.
Ações em Tefé
As ações da Campanha Estadual de Combate à Tuberculose incluem: investigação de contatos de casos de tuberculose e treinamento em sistemas de informação para notificação de casos da doença.
A programação também conta com oficina de diagnóstico e tratamento da doença e da ILTB para os profissionais de saúde do município, além da Exposição da Tuberculose (EXPO-TB).
Tuberculose no AM
A Tuberculose é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis que afeta principalmente os pulmões, mas também pode atingir outros órgãos.
No Amazonas, em 2022, foram registrados 3826 casos e 214 óbitos pela doença, conforme dados do painel epidemiológico da FVS.
Em 2023, 469 casos foram registrados, sendo 295 em janeiro, 166 em fevereiro e 8 em março.
Ainda no estado, somente em 2022, 1.346 pessoas foram beneficiadas pelo tratamento da ILTB que reduz em até 90% o risco de desenvolver tuberculose.