Ícone do site Portal Norte

Garimpo ilegal no AM: Polícia Federal destrói balsas no Vale do Javari

Mais três balsas de garimpo ilegal são destruídas no Vale do Javari - Foto: Reprodução/Twitter @policiafederal

Balsas de garimpo ilegal - Foto: Reprodução/Twitter @policiafederal

Nesta quinta-feira (23), a Polícia Federal (PF) realizou a operação Tucandeira contra atividade de garimpo ilegal de ouro no Vale do Javari, no interior Amazona

A ação tem como objetivo a identificação, abordagem e inutilização de balsas e dragas que operam no garimpo ilegal.

O Vale do Javari fica localizado entre os municípios de Atalaia do Norte e Guajará, a 1.136 km e 1.492 km de Manaus.

+ Envie esta íntegra no seu WhatsApp

+ Envie esta íntegra no seu Telegram

Mais três balsas utilizadas para o garimpo ilegal foram destruídas durante a operação, que contou com a participação de policiais do Comando de Operações Táticas da Polícia Federal e fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A região do Vale do Javari, onde houve a destruição das balsas, é a mesma onde Bruno Pereira, indigenista, e o jornalista inglês Dom Phillips, foram assassinados em junho do ano passado.

Em suas redes sociais, a Polícia Federal esclarece que atualmente toda a atividade de lavra de ouro no Vale do Javari é ilegal e que as ações objetivando a desintrusão dessa importante hidrovia continuarão a ser realizadas e devem ser estendidas para outras áreas de garimpo ilegal no Amazonas.

RELACIONADAS

+ Justiça manda governador de RR devolver avião negociado para garimpo

+ Expulsar garimpeiros custará R$ 72 milhões, estima Funai

Base no Vale do Javari

As atividades foram iniciadas na manhã desta quinta, com a deflagração da Operação Tucandeira, no município de São Paulo de Olivença. 

Pela tarde, o Superintendente Regional, Umberto Ramos, e o Diretor da Amazônia e Meio Ambiente (DAMAZ), Humberto Freire, se deslocaram para o município de Atalaia do Norte, para reunião com lideranças indígenas da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja).

A motivação do encontro foi debater sobre questões referentes à segurança pública e pautas prioritárias para os povos da região.

A base fluvial da Polícia Federal foi deslocada de Manaus ao Vale do Javari no dia 18 de março e cumprirá diversas diligências no decorrer dos próximos dias.

Sair da versão mobile