O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PP), participa nesta sexta-feira (24) da 308ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração da Suframa (CAS), em Manaus.
Em entrevista ao Portal Norte, o gestor municipal informou que deve se encontrar com o vice-presidente da República e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin (PSB), para falar sobre a situação de calamidade pública da capital acreana.
A cidade está sendo castigada com alagações e deslizamentos, por conta do volume de chuvas.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
Tião disse que vai se encontrar com o vice-presidente na tarde desta sexta.
“Eu vou aproveitar hoje para participar da reunião do Conselho da Suframa e eu vou ter um encontro também com o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, que é meu amigo pessoal. Levar para ele o problema que estamos passando e buscar, evidentemente, a ajuda que o governo federal possa dar. A prefeitura está totalmente empenhada e liberamos R$ 5 milhões para atendimento imediato. Também estamos preparando um decreto, que está sendo assinado pela vice-prefeita, que está como prefeita em exercício. E se Deus quiser, a gente já envia a Brasília, para o ministério ver o que pode ser feito pelo povo de Rio Branco”, declarou.
Situação em Rio Branco
De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros do Acre, Charles Santos, choveu cerca de 180mm nas últimas 24 horas.
Na capital, a situação prejudica aproximadamente 600 famílias direta e indiretamente.
O volume de água causou problemas em cerca 20 bairros, além de vários pontos de alagamento e rompimento de trecho na BR-364.
Ainda em Rio Branco foram registrados cerca de 101 pontos de inundações, três desabamentos e uma busca de bens, além do registro de quedas de árvores e obstrução de pistas, segundo levantamento atualizado do Corpo de Bombeiros do estado.
A previsão é que ocorra mais chuvas nos próximos dias na capital.
Meteorologia
Dados da Divisão de Meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônia informam que um sistema de baixa pressão atua sobre o Sul da Amazônia e espalha nuvens carregadas por toda a região.
Para esta sexta-feira, 24, a previsão é de muita chuva e pouco sol.
“O tempo varia de nublado a encoberto e chove a qualquer hora do dia, com possibilidade de grandes acumulados de chuva em todo o estado”, indica o informe.