A programação de cursos de beneficiamento, subprodutos e gastronomia de pescado, no município de Rio Preto da Eva, a 57 quilômetros de Manaus, terá início nesta segunda-feira (27).

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

As capacitações, que ocorrem durante a 6ª Feira da Piscicultura, seguem até a próxima quarta (29), com a estimativa de profissionalizar mais de 30 representantes de restaurantes do município.

As ações formativas são realizadas pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AM).

Capacitação e pescado

Na segunda (27) serão abordados cursos de retirada de espinha e cortes de tambaqui, moqueca da costela, petisco da costela palito e costela de tambaqui no tucupi com jambu.

Também haverá aulas sobre farofa apimentada de vísceras e picadinho de tambaqui.

Já na terça (28) ocorrerão os cursos de filé de tambaqui, filé de bodó, filé de aruanã, isca de filé de tambaqui ao molho rose e isca de aruanã ao molho rose.

A turma do pescado ainda terá formação para produção de tambaqui no fubá e ceviche de pirarucu.

Na quarta (29) ocorrerão os cursos de linguiça de tambaqui e bodó, Fish Burguer de tambaqui e bodó, almondegas de bodó e embalagem/acondicionamento.

A formação ainda ensina sobre escabeche de tambaqui ao molho de laranja, linguiça de tambaqui ao molho de laranja, linguiça de bodó frita acebolada e sanduiche de fish Burgue.

RELACIONADAS

+ Feiras da ADS destacam produção de pescado para quaresma em Manaus

+ Feira do Pirarucu e Tambaqui terá 7,5 toneladas à venda em Manaus

+ Cadastro para pesca de mapará é realizado no Careiro da Várzea-AM

Feira da Piscicultura

Para apoiar a realização da Feira, promovida pela Prefeitura de Rio Preto da Eva, que ocorrerá entre os dias 31 de março a 2 de abril, a Sepror destinou R$ 300 mil em recursos financeiros.

A Feira tem a estimativa de receber um público geral de 40 mil pessoas, sendo beneficiadas mais de 200 piscicultores e 150 comerciantes da região.