Ícone do site Portal Norte

Festival Norte Bumbás exalta cultura popular com música e arte em Manaus

Festival Norte Bumbás com casa lotada - Foto: Portal Norte

Festival Norte Bumbás com casa lotada - Foto: Portal Norte

O Grupo Norte de Comunicação (GNC) realizou nesta sexta-feira (9) mais uma edição do Norte Bumbás. Dessa vez, no formato de festival.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O tema “Origem – Todos numa só vida” cumpriu o prometido e exaltou os povos indígenas e ressaltou a importância da união para a preservação da natureza.

Pelo quarto ano consecutivo, o GNC realizou uma transmissão para celebrar a cultura popular da região Norte, sempre com toadas que marcaram gerações para dentro da casa do público.

Porém, este ano, o público pode estar presente no local do evento e mais de 5.000 pessoas estiveram presente, dançando e celebrando a cultura amazônica, de forma totalmente gratuita.

Line-Up Festival Norte Bumbás

A produção e todos os setores envolvidos no festival trataram de forma criteriosa o line-up para a festa, garantindo a diversão para os dois lados: vermelho e azul.

O respeito com a cultura amazonense é uma das preocupações de toda a organização.

Diante disso, uma vasta programação foi distribuída em 4 horas. Acompanhe:

A abertura ficou por conta do Grupo Toada de Roda, seguido de Enéas Dias e a apresentação cênica “Origens”.

Grupo Toada de Roda – Foto: Portal Norte

Após, foi a vez de cantores das toadas dos bois azul e vermelho entrarem no palco.

Dentre as atrações, o Festival Norte Bumbás teve: Helen Veras, Rafael Lacerda, Felipe Junior, Junior Paulain, Klinger Jr, Yanayra, Uendel Pinheiro, Fred Góes, David Assayag e Canto da Mata.

A festa encerrou com a atração musical Forró Bora Ali.

RELACIONADAS

+ Norte Bumbás: apresentadores falam sobre expectativa do evento

+ AO VIVO: veja o Festival Norte Bumbás 2023

+ Festival Norte Bumbás 2023 acontece nesta sexta em Manaus; saiba tudo

Evento além das expectativas

Por ser a primeira edição com a presença do público, a expectativa sempre foi a das melhores, desde o lançamento do projeto no mês de março deste ano.

De acordo com o produtor do evento Helen Veras, reunir mais de 110 artistas entre cantores, músicos e corpo de dança não é fácil, mas foi possível realizar tal façanha.

“A cada ano que passa fica um legado histórico e foi mostrado mais uma vez que a superação e a simplicidade mantém a tradição e a fé de pé (…) reunir maquiadores, dançarinos, cantores, músicos (…) uma equipe gigante que ano que vem promete ser maior ainda”, comenta satisfeito com o resultado do festival.

Para o Diretor Regional de Jornalismo do Grupo Norte de Comunicação Ivan Nascimento, a superação das expectativas veio mediante um trabalho de várias mãos e cabeças que pensaram por vários meses o evento.

“É uma produção enorme envolvendo produção artística, técnica, de imagem, logística, TV, som (…) uma equipe enorme por trás de tudo”, enfatiza o diretor.

Ainda segundo Nascimento, o trabalho inicia em 2020, ainda com a live e hoje com o festival chega um ano de mudanças.

“É um ano que tá tudo mudando e não tinha como mudar. Criamos o tema ‘Origem’ com a proposta de uma reconexão com os nossos ancestrais, pra justamente fazer uma viagem ao passado e entendermos quem nós somos”, diz.

Ivan Nascimento finaliza dizendo que vale lembrar que a transmissão foi para todas as praças, firmando o compromisso com a cultura popular que está no DNA do Grupo Norte de Comunicação.

“Tudo pensado para que o compromisso com o boi bumbá, com a cultura de Parintins fosse visto por todos e que essa realização vista hoje foi resposta ao Grupo Norte”, conclui.

O Diretor Comercial Alexandre Rocha, enfatiza que o Grupo Norte está em constante evolução.

“É uma alegria pegar um projeto que iniciou há 4 anos e fazer essa entrega pra Manaus, para o povo amazonense. Uma entrega de alegria, de folclore e cultura. Isso pra gente já é uma superação”, diz Rocha.

Quanto ao público presente, Rocha comenta que foi muito mais além do que possa imaginar.

“O número de pessoas aqui presente é maravilhoso, pois mostra que o projeto traz a essência do folclore, traz a essência do que somos e do que queremos fazer como grupo de comunicação: levar a cultura, a alegria, o entretenimento e trazer para as pessoas um motivo de conexão com suas origens. Isso é ser Grupo Norte de Comunicação. Isso é ser Norte Bumbás!”, afirma o diretor.

Norte Bumbás 2024

Uma nova edição já está sendo preparada para 2024. E com certeza será melhor ainda. O Grupo Norte encerra a edição de 2023 com vários projetos na cabeça, várias ideias e com a certeza de que é possível fazer muito mais, entregar muito mais e isso o GNC fará. Até o ano que vem!

Foto: Portal Norte

Assista ao vídeo:

Sair da versão mobile