A Fecomércio Amazonas divulga o resultado da Pesquisa de Intenção de Compra do Consumidor do Comércio Varejista para o Dia dos Pais de 2023.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
A pesquisa, realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (Ifpeam), mostra os itens mais procurados pelos consumidores entrevistados.
Conforme o estudo, no topo da lista estão os itens de vestuário (27%), calçados (19%) e perfumes e cosméticos (17%).
Acessórios como cintos e carteiras ocupam o quarto lugar no ranking, com 10% das respostas.
Foram entrevistados pelo Ifpeam um total de 1.714 consumidores, no período entre os dias 06 e 09 de junho deste ano.
Conforme o instituto, dos entrevistados, 61% do público é representado pelo gênero feminino e 39% pelo masculino, de todas as zonas da capital.
Intenção de compra
Quanto à Intenção de Compra dos Consumidores para o Dia dos Pais deste ano, de cada 10 entrevistados, 8 responderam que pretendem presentear seus pais.
Conforme a apuração, 1 respondeu que está indeciso e decidirá de última hora e apenas 1 respondeu não saber se terá condições de presentear.
Quando questionados sobre quanto pretendem gastar com presentes este ano, 43% declararam que pretendem gastar entre R$ 80,00 e R$ 100,00.
Já 37% afirmaram que devem comprar com valores entre R$ 101,00 a R$ 200,00 e 20% afirmaram valores entre R$ 201,00 e R$ 400,00.
Sobre a forma de pagamento, 41% dos consumidores estão dispostos a comprar o presente à vista, por meio de transferência via PIX, dinheiro, transferência bancária ou Boleto bancário.
Na sequência aparecem: Cartão de Crédito 32%, Cartão de Débito 20%, Crediário/Carnê /Cartão da própria loja 7%.
“Entre as modalidades mais utilizadas, de acordo com este estudo, o pagamento via Pix, dinheiro ou transferência bancária registrou um aumento na utilização, se tornando pela primeira vez o meio mais usado neste varejo, tendo em vista que em 2022 o Cartão de Crédito ocupava o primeiro lugar”, explica a pesquisa.
RELACIONADAS
+ Inadimplência no Brasil é a maior da série histórica, diz Fecomércio
+ Dia dos Pais: confira dicas de treinos para fazer na companhia do paizão
+ Empreendedores serão homenageados em evento da Fecomércio AM
+ Manauaras pretendem gastar até R$ 200 com o presente do Dia das Mães, aponta Fecomércio
Onde comprar?
A pesquisa do Dia dos Pais revela que 90% dos entrevistados preferem realizar suas compras no comércio local, de forma presencial, contra 10% que optam pelo comércio online.
Dentre os preferidos para realizar suas compras no comércio presencial, 49% preferem os Shoppings, 31% Centro da Cidade, 17% Comércio de Bairro e 3% Hipermercados.
Já nas compras online, 55% preferem comprar em sites e lojas virtuais, 32% Instagram, 13% WhatsApp, evidenciando as principais plataformas preferidas pelos clientes virtuais.
Entre os principais fatores que influenciam os consumidores na decisão de compra, 26% responderam a qualidade dos produtos, representando o primeiro lugar este ano.
“Em 2022, o preço ocupava o primeiro entre os fatores determinantes para fechar uma compra. No entanto, de acordo com a pesquisa deste ano, os consumidores buscam encontrar no produto/serviço adquirido alguns fatores, como por exemplo boa aparência, confiança e durabilidade”, explica a pesquisa.
Os demais fatores são preço, com 19% das respostas, seguido de promoções e ofertas (12%), atendimento (11%), variedade de produtos (7%), segurança (6%), facilidade de pagamento (5%), frete grátis (4%), localização (4%), climatização (3%) e pronta-entrega (3%).
Dia dos Pais e preferências
A pesquisa do Dia dos Pais revela, ainda, o presente ideal que os pais gostariam de ganhar no dia 13 de agosto.
Conforme o levantamento, os pais querem roupas novas, pois vestuário (21%) aparece em primeiro lugar na lista, seguido de perfumes e cosméticos (17%), calçados (16%) e viagens e/ou passeios (10%).
Outros presentes que vão fazer sucesso neste Dia dos Pais são as semijoias e relógios (9%), eletrônicos (7%), acessórios (7%), almoço/jantar especial (6%) e artigos esportivos (3%).