Ícone do site Portal Norte

‘Terra do guaraná’ no AM irá receber evento internacional de sustentabilidade

'Terra do guaraná' no AM irá receber evento internacional de sustentabilidade

O intuito é atrair atenção do mundo para a região amazônica - Foto: Beatriz Braga/ Portal Norte/ Grupo Norte de Comunicação

No dia 7 de outubro deste ano, o município de Maués, Amazonas, conhecida popularmente como “terra do guaraná”, irá receber o Sthorm Festival Maués, na Praia da Maresia.

+ Envie esta íntegra no seu WhatsApp

+ Envie esta íntegra no seu Telegram

O município é o primeiro no Amazonas a promover o evento, que irá trazer debates sobre ciência e sustentabilidade junto a nomes como Matt Sorum, ex-bateristas do Guns N’ Roses.

São previstos discussões sobre novas tecnologias para cuidar do meio-ambiente e soluções científicas envolvendo, principalmente, produtos regionais amazônicos.

O intuito é atrair atenção do mundo para a região amazônica e a tradição regional nos cuidados à saúde e o trabalho em simbiose com a natureza.

Lançamento

O lançamento do evento ocorreu nesta sexta-feira (22), em Manaus.

Os principais convidados para compor os debates que terão cobertura internacional também foram anunciados, como:  

  1. Bob Richards – cofundador da Space University e da Singularity University;
  2. Scott Bagby – um dos primeiros membros da equipe do Skype;
  3. Sue Ann Clemens – professora da Universidade de Oxford e;
  4. Fábio Calderaro – ex-gestor do Centro de Biotecnologia da Amazônia, o CBA).

Segundo o prefeito de Maués, Júnior Leite, o festival quer, principalmente, fazer com que o mundo escute a partir da “Amazônia profunda” e olhe de perto a produção de ciência regional.

“[O Sthorm] é, antes de tudo, o momento para nós discutirmos a Amazônia de dentro para fora, para pessoas, cientistas, pessoas do mundo da arte, da música que já são ativistas das causas ambientais, e elas virem nos ouvir, olhar de perto e falar a partir daqui”, explicou.

O uso do guaraná também foi bastante citado, principalmente para a produção de remédios e o uso do insumo na saúde pública.

“Nós temos elementos que, desde a longevidade, por ser o povo mais longevo do Brasil, até o melhor guaraná do mundo que é um produto que precisa alcançar novas cadeias. A gente pode levar o guaraná para o mercado de alimentos energéticos, de fitoterápicos e tantos outros”, disse.

Segundo o prefeito, o mundo não possui melhor tecnologia para a solução da questão climática que a Amazônia.

“Já que vamos falar de sustentabilidade e clima, também vamos falar de ciência a partir da Amazônia, a partir da gente, das suas tradições, da sua cultura, dos seus produtos”, destacou.

Confira como será a estrutura do Sthorm Festival Maués:

https://portalnorte.com.br/wp-content/uploads/2023/09/Sequence-52.mp4

Investimento e atenção internacional

A gestão municipal não informou os valores que serão investidos na produção e estruturação do Sthorm Festival Maués.

O que foi declaro é que já existe uma sinalização da Universidade de Oxford, no Reino Unido, para o investimento de US$ 1,5 milhões em convênio na área de saúde ribeirinha.

Segundo o prefeito, esse valor é “três vezes mais do que está sendo investido no evento”.

Além disso, há também a possibilidade de um acordo de cooperação técnica com Oxford, a partir da chefe global de assuntos epidemiológicos da academia, e uma das convidadas do festival, Sue Ann Clemens.

Foi citado por Fábio Calderaro, também um dos componentes do festival e ex-gestor do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), que o objetivo do acordo é realizar teste clínicos para incluir o uso do guaraná no Sistema Único de Saúde (SUS).

Um dos pilares do projeto é também remunerar de forma mais significativa na ponta dos produtores do insumo em Maués.

Durante o lançamento do Sthorm, também foi destacado a participação da imprensa internacional e nacional na cobertura do festival, para alcançar todos os continentes.

“Eu fico muito feliz com a visão prospectiva de Maués, uma cidade lindíssima no coração do Amazonas, que vê a oportunidade de colocar a sua cultura tradicional, o seu povo, as suas cadeias produtivas, que não existem em nenhum lugar do mundo, e que tem como o carro chefe o guaraná, para colocar numa vitrine internacional. […] Vai mostrar todo o saber tradicional do povo sateré-mawe, do povo mauesense que já sabe trabalhar em simbiose com a natureza”, disse Fábio.

RELACIONADAS

+ Confira 3 praias imperdíveis para conhecer em Maués, no Amazonas

+ Dado aponta redução de 70% no desmatamento da Amazônia

+ Estudo aponta efeitos cicatrizantes em extratos de guaraná com açaí

O que é a Sthorm

A Sthorm é um centro de inteligência brasileiro voltado para o desenvolvimento tecnológico e soluções científicas para problemáticas globais.

A segunda edição do evento ocorre em 30 de setembro, em Piracicaba (SP).

Sair da versão mobile