O aplicativo do sistema de monitoramento “Selva”, uma plataforma on-line que mede, em tempo real, queimadas e a qualidade do ar, foi lançado nesta terça-feira (26).

O sistema foi desenvolvido pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e tem com o objetivo de fornecer dados para gestores públicos.

A plataforma on-line mede, em tempo real, queimadas e a qualidade do ar já está disponível para download em dispositivos Android, por meio da Play Store.

Envie esta notícia no seu WhatsApp

Envie esta notícia no seu Telegram

O Selva é uma ferramenta abrangente que monitora diversas variáveis ambientais, incluindo, também, chuvas e descargas elétricas em tempo real.

O sistema é desenvolvido pela UEA, por meio do Programa de Educação Ambiental sobre Poluição do Ar (EducAIR), com o apoio do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), Fundação Universitas de Estudos Amazônicos (Fuea) e da Fundação Cuomo.

Queimadas

Uma das principais funcionalidades do Selva é o monitoramento de queimadas, que se tornaram uma preocupação constante na Amazônia.

A plataforma fornece informações precisas sobre a localização e a intensidade das queimadas, permitindo uma resposta mais eficaz das autoridades e ajudando a proteger a saúde da população.

Aplicativo Selva – Foto: Daniel Brito/UEA

Ao monitorar a qualidade do ar, o Selva oferece aos cidadãos informações vitais sobre a poluição atmosférica em suas áreas.

A plataforma utiliza um sistema de cores intuitivo para indicar os níveis de qualidade do ar, tornando as informações acessíveis a todos. O sistema conta com sensores de baixo custo.

Os cidadãos podem se cadastrar no aplicativo, selecionar seu município e começar a receber notificações sobre a qualidade do ar em sua região.

RELACIONADAS

+ Polícia rastreia focos de queimadas e casos de desmatamento no AM

+ Nuvens de fumaça que aparece em Manaus está relacionada às queimadas na Floresta Amazônica, diz Sema