A eleição para novos titulares do Conselho Tutelar em Iranduba, na região Metropolitana de Manaus, foi marcada por confusão, neste domingo (1º).
Populares reclamaram da pouca quantidade de urnas eletrônicas nas escolas, tanto na sede da cidade, quanto no distrito de Cacau Pirêra.
A votação ocorre nas escolas estaduais Isaías Vasconcelos, na sede, e Senador João Bosco Ramos de Lima, no Cacau.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
Lucas Gama, que esteve em um dos locais de votação, conta que a revolta da população ocorreu pela demora na hora de votar.
“No Cacau Pirêra teve confusão na fila por conta de ter apenas 5 urnas para várias comunidades. Em Iranduba são 5 urnas também, sendo que tem 1 sala com 15 sessões”, lamentou.
Segundo o comunitário, o problema foi minimizado após 1 hora de tumulto, quando começaram a organizar por comunidade.
Ainda segundo Lucas, a espera para votar demorou quase 1 hora, o que teria resultado em muita desistência na votação para escolha dos titulares do Conselho Tutelar.
O Portal Norte entrou em contato com os responsáveis pelo pleito, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), e a comunicação informou que a prefeitura de Iranduba é quem deveria conceder informações sobre o ocorrido.
A prefeitura apurou a situação e confirmou que, de fato, houve confusão em locais de votação na sede e na área distrital.
“Houve três decisões (judiciais), a primeira ampliava de 2 para 17 os locais de votação e ficaria melhor porque tinha urnas no Lago do Limão, no Ariaú, no Paricatuba e no Janauari, então ficava menos concentrado o número de leitores. Entretanto, depois surgiu uma nova decisão judicial que fixou em seis locais, quatro além daqueles que foram estabelecidos inicialmente. E por fim, na sexta-feira, saiu uma última decisão judicial, determinando apenas dois locais, como tinha sido o projeto inicial, de cinco urnas no Cacau Pirêra e cinco aqui na sede do município. Portanto, só dois locais de votação. E aí foi uma concentração grande de público e tem aquelas confusões, gente que desiste de votar, gente que reclama que tem a fila dos idosos que é a prioridade, tem gente que fica xingando porque está esperando o tempo na fila”, explicou a comunicação.
Votação para Conselho Tutelar em Manaus
Vídeos que circulam em grupos de WhatsApp também mostram confusão em escolas da capital amazonense, um deles registrado em escola do Mutirão, na Zona Leste da cidade.
Ao Portal Norte, a Semasc confirmou que houve registros de ocorrências durante o pleito, mas que todos os problemas foram “resolvidos”.
RELACIONADAS
+ TRE cria aplicativo para facilitar eleição do Conselho Tutelar em RR
+ Eleição para Conselho Tutelar contará com transporte gratuito no TO
+ TO: Conselho Tutelar utilizará urnas eletrônicas nas eleições