Um desbarrancamento de terra atingiu parte de um porto de embarque e desembarque de mercadorias em Manacapuru, no interior do Amazonas, na tarde desta quarta-feira (11).
Uma pessoa, ainda não identificada, está desaparecida na região da Terra Preta, segundo informações da Defesa Civil do município.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
O pescador Raimundo Nonato Mendes, descreve o cenário de destruição que ele presenciou após o fenômeno das “terras caídas”.
Ele teve a canoa destruída pelo desbarrancamento.
“Chegamos e já estava tudo ‘esbagaçado’. Tudo quebrado. Tudo feio. Todo ano acontece deslizamento de terra aqui. Agora foi aí, no porto do Paraná. Acabou com tudo. Tem um menino desaparecido, acho que tá morto. Temo pela minha família”, afirmou Raimundo.
Segundo o secretário da Defesa Civil de Manacapuru, Daniel Aguiar, há ainda riscos de novos deslizamentos no local.
“Fizemos a retirada das famílias que residem aqui próximo. Há indício de uma vítima fatal, há indícios de danos materiais, que estamos fazendo o levantamento. Estamos com muita cautela devido o risco, que essa massa ainda tá deslizando”, alertou o secretário.
Ainda conforme informações do gestor, escolas públicas da cidade serão usadas para abrigar os desalojados.
A área, que já teve episódios de deslizamento de terras em outros momentos, era monitorada pelo poder público.
Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) foram acionadas para a localidade e mergulhadores devem fazer buscas pelo desaparecido.
Mais cedo, o Portal Norte noticiou o desabamento de parte do porto da cidade de Itacoatiara, tanbém ocasionado pelas terras caídas.
Vídeos da ocorrência em Manacapuru
RELACIONADAS
+ VÍDEO: parte do porto de Itacoatiara-AM desaba após passagem de navio
+ Mergulhadores de resgate atuam em Beruri após desbarrancamento no AM
+ Vídeo mostra destruição das casas após deslizamento em Beruri-AM