Novos desastres podem ocorrer no município de Beruri, no Amazonas. O alerta foi feito por um novo estudo realizado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB).
O SGB encaminhou nesta quarta-feira (25), à Câmara Municipal o relatório de Avaliação Técnica Pós-Desastres, onde sugere ações que visam prevenir novos incidentes.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
O SGB destaca no documento que casas localizadas nas áreas próximas ao deslizamento de terra podem ser afetadas por desestabilizações futuras.
Com o cenário atual, as recomendações principais são para a proteção da população, avaliar as possibilidades de remoção e reassentamento dos moradores que vivem em casas de risco, principalmente em período de variação do nível do rio.
O SGB recomenda ainda que seja feita a fiscalização de construções de novas moradias e que sejam proibidas casas nas encostas, margens e no interior dos cursos d’àgua.
A região foi atingida pelo fenômeno “Terras Caídas”, no dia 30 de setembro, deixando duas pessoas mortas e três desaparecidas, além de perdas materiais.
A Avaliação Técnica Pós-Desastres foi realizada entre os dias 9 e 11 de outubro após solicitação da Câmara Municipal de Beruri (AM). Para conferir o relatório, clique aqui.
RELACIONADAS
+ Bombeiros e Defesa Civil analisam margens do rio após mortes em queda de barranco em Beruri-AM
+ VÍDEO: prefeitura recebeu alerta antes de tragédia em Beruri-AM
+ Como a seca no AM pode estar relacionada ao deslizamento em Beruri?