Nesta sexta-feira (10), o Amazonas sedia a Assembleia Geral do 26º Fórum de Governadores da Amazônia Legal.
+ Envie esta íntegra no seu WhatsApp
+ Envie esta íntegra no seu Telegram
O encontro dos gestores estaduais acontece no Centro de Convenções Vasco Vasques, com discussões focadas na preservação da região amazônica e população local como protagonista.
Entre os temas em debate estão Agricultura, Meio Ambiente, Segurança Pública e Fazenda.
Estão confirmadas as participações de 9 governadores, 14 embaixadas e sete ministérios, com destaque para o ministro Flávio Dino, que deve receber, na sexta (10), o título de Cidadão de Itacoatiara.
Após a reunião, o governador Wilson Lima irá apresentar as propostas debatidas durante a assembleia.
O Fórum iniciou na quarta-feira (08) e segue até esta sexta.
Início do Fórum
Durante a abertura do evento, na quarta-feira (8), o debate girou em torno do fortalecimento de projetos e desenvolvimento rural sustentável e de ações de regularizações fundiárias.
Em torno da agricultura, os secretários e representantes das secretarias de produção rural dos estados discutiram alternativas para criar desenvolvimento sustentável nos sistemas do setor primário.
Nessa quinta-feira (9), ocorreu o segundo dia do Fórum dos Governadores.
O encontro reuniu gestores e técnicos das secretarias de fazenda dos estados da região e tratou da captação e gestão de recursos para o desenvolvimento de uma economia com impacto socioambiental positivo na Amazônia.
O encontro também teve participação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que apresentou modelos de financiamento com foco em conservação ambiental, transição ecológica, infraestrutura sustentável e descarbonização com inclusão social.
RELACIONADAS
+ Manaus sediará 26° Fórum de Governadores da Amazônia
+ Programação do Fórum dos Governadores segue nesta sexta-feira (10)
+ 1º Fórum Indígena do Acre reúne 150 lideranças de 34 terras indígenas
Consórcio
O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal é uma iniciativa conjunta dos governadores dos nove estados que compõem a Amazônia Legal, para criar e impulsionar o desenvolvimento sustentável com base em políticas e estratégias comuns.
O Fórum conta com 17 membros do Conselho de Administração do Consórcio da Amazônia Legal, 12 representantes de Institutos de Terra da Amazônia Legal e quatro membros da equipe do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal.