O volume de serviços cresceu 0,5% em setembro, frente a agosto, na série com ajuste sazonal, no Amazonas.

É o que revelou a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta terça-feira (14).

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o volume de serviços no Amazonas chegou a -0,4%.

No acumulado do ano a taxa foi de 2,8%, no Amazonas, em relação ao mesmo período do ano passado. No país o índice foi maior 0,8 ponto percentual.

Já nos últimos 12 meses a variação, no Estado, alcançou 4,1% e ao nível nacional obteve melhor resultado com variação de 4,4%.

PMS

A PMS produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços no país, investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação.

Há resultados para o Brasil e todas as Unidades da Federação. A próxima divulgação da Pesquisa Mensal de Serviços será em 13 de dezembro.

Receita Nominal

A receita nominal, que indica a variação em ganhos, no setor, sem considerar a inflação do período, mostrou que em relação a agosto, houve evolução no mês de setembro de 2,9% no segmento de Serviços.

Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a receita nominal do Estado, progrediu de 7,1%.

O acumulado do ano ficou em 6,3% e a variação acumulada em 12 meses em 8,0%.

Na variação deflacionada, que mostra a diferença entre os números de setembro e agosto, o Amazonas obteve 2,9% no índice e ficou na quarta posição entre as Unidades da Federação.

RELACIONADAS

+ IBGE aponta alta de serviços de 0,8%, em agosto de 2023, no AM

Setor de serviços: Amazonas tem recuo no volume de vendas em julho

Setor de serviços: AM tem redução de R$ 400 na média salarial