O Governo do Amazonas divulgou nesta quarta-feira (29), o balanço bimestral de ações realizadas durante a estiagem no estado.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Durante a Operação Estiagem 2023, foram entregues 95.855 cestas básicas, equivalente a 1.802 toneladas de alimentos e 83.340 litros de água mineral. 

Também foram instalados 53 purificadores, 129.192 copos de água potável distribuídos, além de sete Estações de Tratamento Móvel de Água (Etam) com operações nos municípios de Careiro da Várzea, Uarini, Tefé, Parintins, Japurá e Manaquiri. 

Outras oito instalações de purificação estão em processo de montagem. A Fundação de Vigilância em Saúde enviou 1.681.350 hipocloritos de sódio para o tratamento de água durante o período das ações.

Ainda sobre as ações, cerca de 7.039 alunos da rede estadual receberam kits alimentares por meio do programa Merenda em Casa, além de 352.294 refeições distribuídas gratuitamente nos municípios com restaurantes populares.

Programa Prato Cheio distribuiu 352.294 refeições gratuitas em dois meses – Foto: Divulgação/Alex Pazuello/ Secom

Combate ao incêndio 

O Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM) também confirmou quase 3 mil incêndios, sendo 818 na capital e 2.086 no interior, combatidos no período de julho a novembro deste ano.

Durante a operação incêndio, 93 pessoas foram levadas à delegacia pela Polícia Militar do Amazonas e cerca de R$ 196 milhões de multas foram aplicadas pelo Instituto de Proteção Ambiental (Ipaam).

Mais de 400 homens, incluindo bombeiros, brigadistas e agentes da Força Nacional, atuaram no combate às queimadas.

RELACIONADAS

+ Pássaros e quelônios são devolvidos ao habitat no Amazonas

+ ‘Feirão Limpa Nome’ negocia dívidas no AM até quinta-feira, 30

+ Amazonas propõe desmatamento líquido zero até 2030 para a COP-28

+ Amazonas alinha questões do contrato para Subsídio Entrada do Meu Lar

+ Decoração Natalina de Santo Antônio do Içá-AM é realizada por artesãs indígenas