De janeiro a junho, o Amazonas registrou cerca de 20.369 notificações de suspeitas de arboviroses. Os dados são da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP).
Dentre os casos confirmados, houve 5.017 de dengue, 15 de chikungunya, 63 de zika, 3.172 de febre Oropouche e 118 de febre do Mayaro. Três mortes por dengue foram registradas, uma em Manaus e duas em Lábrea.
Os municípios com mais casos notificados incluem Manaus (9.028), Tefé (2.498) e Manacapuru (1.428). As autoridades de saúde recomendam combater focos de água parada e usar repelentes para prevenir a propagação dessas doenças.
Prevenção contra arboviroses
Combater focos de acúmulo de água é a principal forma de prevenir arboviroses, pois são locais propícios para a criação de mosquitos transmissores.
Para prevenir a febre Oropouche, é recomendado evitar áreas de mata e beira de rios entre 9 e 16 horas. Manter quintais limpos e sem matéria orgânica acumulada é essencial.
O uso de repelentes também é uma medida importante na prevenção dessas doenças. Adotar essas práticas ajuda a reduzir a proliferação dos mosquitos e, consequentemente, a incidência de arboviroses.
Portal Norte conecta você às notícias mais recentes do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Conteúdo confiável e em tempo real.